Cultura tem inscrições abertas para oficina de museologia

A Secretaria de Cultura e Turismo está com inscrições abertas para a Oficina de Princípios em Museologia: Preservação em Museus. O curso será realizado no dia 17 de agosto das 08h00 às 17h00 no Auditório do Museu de História Natural de Itapira.

A oficina é destinada a estudantes, pesquisadores, trabalhadores de museus, interessados em geral com idade superior a 16 anos e os interessados devem fazer a inscrição até o dia 16 de agosto diretamente na Secretaria de Cultura e Turismo (Rua Ribeiro de Barros, 62, Centro) ou pelo telefone (19) 3813.1090. São 30 vagas disponíveis.

Realizada em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultural – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a formação, de caráter introdutório, tem como objetivo abordar princípios de museologia para estudantes e profissionais, que atuam – ou desejam atuar – em museus, arquivos, centros de memória e instituições afins na área de preservação (conservação e documentação). Ao abordar o sistema de ações museológicas – preservação, a partir de seus métodos aplicados –, os participantes poderão ter noção introdutória de aspectos fundantes das profissões relacionadas aos museus tais como conservação e gestão de coleções. A coordenação é de Marilucia Bottallo.

Sobre a coordenadora

Museóloga e Historiadora da Arte, Marilucia Bottallo é Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea e Coordenadora da Pós Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Doutora em Ciências da Informação, Mestre em Artes ambos pela ECA/ USP, Bacharel em História pela FFLCH/USP. Atuou como Museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no National Musem of American Art/Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. Docente de disciplinas relacionadas à Museologia.

 

Comentários