Curso de férias na FAJ lota sala e incentiva a discussão de temas atuais

No último sábado, dia 4 de fevereiro, setenta e seis pessoas participaram do curso de férias oferecido pela FAJ através do PROE (Programa de Orientação ao Estudante), ministrado pelo prof. Luis Felipe Valle. Houve participação mais expressiva de jovens estudantes do Ensino Médio e Superior vindos de toda a região, incluindo, além de Jaguariúna, moradores das cidades de Pedreira, Holambra, Amparo, Mogi Mirim e Campinas.

No primeiro módulo, o tema foi “O que, afinal, são esquerda e direta? Das monarquias à República”, trazendo reflexões sobre as origens clássicas dos termos durante a Revolução Francesa e refletindo sobre as limitações de aplicar essas definições de forma extremista e polarizada atualmente.

Utilizando uma dinâmica de metodologia ativa, os presentes deram início aos debates iniciais. “É muito importante levar em consideração os conhecimentos prévios de cada um e, a partir da interação de pessoas com diferentes perspectivas, criar condições para a sistematização e criação de novas ideias e entendimentos”, ressaltou o professor Luis Felipe. “A discussão política é fundamental para fortalecer e ampliar um espaço realmente democrático e pode ser muito produtiva sem se tornar partidária”, completou.

O curso é gratuito e continua no próximo sábado, dia 11, com o tema “Brasil: potência global. O que mudou desde a colonização?”. Para quem não participou do primeiro módulo, é possível participar do segundo e do terceiro, que vai acontecer dia 18. As inscrições podem ser feitas neste link. Para quem já se inscreveu, a vaga já está reservada. O curso vai das 14h às 17h e será realizado na FAJ, Campus I (Rua Amazonas, 504).

 

Comentários