Curta-metragem cosmopolense é exibido no XIII Encontro de História Oral em Porto Alegre/RS

O Centro de Memória de Cosmópolis teve um de seus projetos apresentado no XIII Encontro de História Oral, realizado em Porto Alegre/RS, de 01 a 04 de Maio, durante a Mostra de Documentários. O Projeto Memória Viva foi realizado em Cosmópolis e produziu dez curtas-metragens de história oral.

O curta-metragem “Sob o Sol” foi exibido durante a Mostra para uma plateia de profissionais do campo da história oral. O curta conta a história de vida de Carmela Ostanello, mulher, mãe, esposa, e cortadora de cana profissional, profissão que exerceu durante toda a vida e na qual se aposentou. Um relato sobre a lida sob o sol.

Os vídeos estão em DVD mas também podem ser vistos online, na página www.projetomemoriaviva.com.br. Além da história de Dona Carmela, também estão disponíveis outras nove narrativas. Benzedeiras, que relatam esse ofício ancestral de práticas de curas não tradicionais e que possuem como base a oralidade na transmissão de saber; imigrantes e migrantes e seus relatos.

O alfaiate e seu alinhavar de causos, o fotógrafo que através de sua lente registrou a vida na cidade, o casal e suas histórias sobre um modo de viver rural. Todos juntos, tecendo uma história plural.

Sobre o Encontro

O XIII Encontro Nacional de História Oral, organizado em torno do tema História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade, foi realizado entre 01 e 04 de maio de 2016, em Porto Alegre. É uma iniciativa da Associação Brasileira de História Oral em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reuniu aproximadamente oitocentos participantes, provenientes das diferentes disciplinas nas quais se pratica a História Oral, bem como ligados a diferentes campos de atuação (escolas, centros de memória, academia, museus e arquivos etc). Além da participação de profissionais e estudantes brasileiros, além de representantes dos países do Cone Sul

Mais informações:
www.projetomemoriaviva.com.br
Facebook.com/MemoriaCosmopolis
www.cosmopolis.sp.gov.br (Acervo Digital)
http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/pessoa/centro-de-memoria-de-cosmopolis-101478 (coleção no Museu da Pessoa)

centro de memorias

 

Comentários