De Porteira Robô a piso de borracha de pneu, evento apresenta as novidades do setor condominial

Fotos: Amauri da Rocha | Núcleo de Imprensa

Dezessete expositores apresentaram o que há de mais moderno em soluções para condomínios

As principais novidades, inovações e invenções voltadas ao segmento condominial, apresentadas por 17 empresas, atraiam público de aproximadamente 400 pessoas ao evento Café com Síndico em Campinas/Hortolândia – “Condomínio Inteligente, Sustentável e Seguro”, realizado na quinta (25 de janeiro), no Hotel Premium Campinas. Um dos destaques foi a apresentação de uma das maiores inovações dos últimos anos: a primeira “Porteira Robô” do mundo.

Batizada de “Hellô”, a assistente virtual foi desenvolvida pela startup campineira Homebook, empresa graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp e fundada pelo ex-aluno de Ciências Sociais da Universidade e pesquisador, Alcino Vilela. A solução pioneira é comercializada pelo Grupo Águia Segurança, empresa provedora de soluções de sistemas eletrônicos de segurança, monitoramento de alarmes e videomonitoramento.

“Em menos de 2 minutos a porteira robô atende o visitante, registra o seu nome, CPF e foto, chama o condômino por vídeochamada ou grava recado se estiver ausente, abre o portão por biometria facial, avisa se a porta ficar aberta, notifica o disparo dos alarmes de invasão, de cerca elétrica, de incêndio ou de elevador travado. Também faz a reserva de espaços coletivos, registra ocorrências, avisa o recebimento de encomendas, envia comunicados, monitora as câmeras de segurança 24 horas e, se for necessário, notifica situações de pânico durante o reconhecimento facial ao ingressar no condomínio, sendo a única no mundo com essa funcionalidade”, enumera Vilela.

Além disso, a economia significativa gerada com a robotização do sistema e a plena integração com a IoT (Internet das Coisas) farão com que várias tarefas que antes dependiam dos porteiros ou até mesmo do síndico sejam automatizadas, como: portões, alarmes, sensores, iluminação, motores, exaustores, bombas d’água, sensor de nível de caixa d’água, ar condicionado, iluminação, etc.

“Estamos diante de uma porta para o futuro. Nossa porteira robô não só oferece segurança avançada, mas também traz a perspectiva real de uma redução significativa nas taxas condominiais. Estamos moldando um amanhã mais seguro e acessível a todos”, assinala Paulo Ferracini, gerente comercial da empresa Águia, detentora dos direitos de comercialização da tecnologia.

EXPOSIÇÃO E PALESTRAS

No espaço para eventos do Hotel Premium Campinas estandes de diversos ramos de atuação demonstraram seus produtos e serviços de maneira detalhada para cada visitante. A exposição contou com as empresas Águia Segurança, Altec, Atlas Schindler Elevadores, CGTECH, Consigaz, Elevar Telecom, Galvão Soluções em Engenharia, Memphis Administradora de Condomínios, Moregreen, Movement, OKEO Minimercados, Orimad, Total Dedetizadora, Casi Motores e Bombas, Engetav, Airlocker e CRT (Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo).

Além das apresentações, a primeira edição do ano do evento trouxe ao debate o tema “Condomínio Inteligente, Sustentável e Seguro”, com a participação do especialista Paulo Ferracini, gerente comercial da empresa Águia Sistemas de Segurança Eletrônica e Monitoramento, que há 25 anos atua na oferta de serviços e soluções em segurança para condomínios e empresas. A palestra deu ênfase à necessidade de integração dos sistemas de segurança dentro de cada empreendimento.

A programação também teve a palestra como o tema “CyberCondomínio 5.0 | tecnologias, tendências e desafios para os Condomínios Inteligentes do Futuro”, apresentada pelo pesquisador Alcino Vilela.

Houve ainda uma roda de conversa com a participação do Coronel José Elias de Godoy e abordagem sobre as modalidades mais recorrentes de assaltos registradas em condomínios, as principais falhas de segurança que ocorrem atualmente e precisam ser corrigidas e quais são os deveres e obrigações dos síndicos nesses casos.

Outro tema levantado foi sobre a responsabilidade do síndico com relação ao elevador, conduzido pela equipe da empresa Atlas Schindler destacando os pontos principais a serem observados pela gestão condominial nesta esfera.

O Café com Síndico teve entrada franca para síndicos, subsíndicos, conselheiros, zeladores, porteiros, tesoureiros, presidentes de associações residenciais, gerentes e gestores prediais. Ao final do evento, os participantes participaram de um happy hour e os presentes concorreram a brindes e a um sorteio de R$ 1.000,00.

“O principal objetivo de cada evento Café com Síndico que promovemos é fazer com que as pessoas da área se conectem, encontrem novas informações, estabeleçam contatos com empresas importantes do ramo e consigam promover a união entre si que resulte em soluções inovadoras para uma gestão mais eficiente, tecnológica, segura e transparente no dia a dia de seus condomínios”, ressalta a administradora de empresas e diretora do Café com Síndico, Luciana Henrique Remondi.