Defesa Civil alerta população sobre cuidados com onda de calor

Crédito: Fernanda Sunega

Segundo nota do Cepagri há perigo potencial para a região metropolitana de Campinas com leve risco à saúde

A Defesa Civil de Campinas alerta a população para os cuidados com a onda de calor que pode fazer com que as temperaturas subam acima de 35°C no município. Recomenda-se beber bastante água para manter o corpo hidratado e se proteger do sol sempre que possível. Outra orientação é evitar sair entre 10h e 16h, período em que os raios solares estão mais intensos.

“Esses extremos de temperatura afetam toda a sociedade, trazem risco aumentado de incêndio e podem sobrecarregar o atendimento na área de saúde pública”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

 

Março mais quente 

Nota técnica divulgada pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp aponta que existe possibilidade de quebra do recorde de temperatura máxima para o mês de março, desde o início das medições em 1989. Até então, a temperatura máxima registrada para um dia de março foi de 35,31°C em 1 de março de 2012.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campinas está na área de perigo potencial, com leve risco à saúde. Além de se hidratar, é preciso usar roupas leves e evitar exposição ao sol.

O aviso do Inmet com início nesta quinta-feira, 14 de março, até sábado, dia 16, indica temperaturas 5°C acima da média no período. A temperatura está em tendência de aumento e pode chegar até 38°C nos próximos dias, com umidade do ar mínima em 30%.

Já o boletim da Defesa Civil do Estado aponta temperaturas máximas de 36ºC e sensação térmica de 37ºC entre os dias 15 e 18 de março. Como há bastante umidade na atmosfera, o boletim do Estado indica que pode haver ocorrência de pancadas de chuva convectivas (de curta duração e alta intensidade), mas sem previsão de grandes volumes.

 

Onda de Calor 

Conforme o Cepagri, a onda de calor está sendo provocada por uma massa de ar quente e seco que está concentrada na região Sul, perto da fronteira com o Paraguai e Argentina, e vindo aos poucos para o Sudeste. A onda de calor é caracterizada por um fenômeno que não deixa as frentes frias passarem e aumenta as temperaturas. A Região Metropolitana de Campinas não tem risco de ser tão afetada quanto outras regiões do Estado, mas também passará por aumento de temperatura.

 

Escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas orientou os professores, em especial os de Educação Física, sobre os cuidados que devem ser adotados com os alunos nos dias mais quentes e de baixa umidade do ar. Atividades físicas só devem ser feitas em locais cobertos e arejados. Professores podem promover atividades lúdicas em sala de aula, como jogos de tabuleiro, raciocínio, entre outros. Também é importante evitar exposição dos alunos ao sol, em especial entre 10h e 16h, e orientá-los a se hidratarem com mais frequência, além de usarem roupas mais leves.

 

Dengue

As temperaturas mais altas são propícias à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. De 1º de janeiro até quarta-feira, 13 de março, a Secretaria de Saúde registrou 18.371 casos e três mortes pela doença. Por isso, é importante receber os agentes da saúde em casa e verificar locais que possam servir de criadouros para o mosquito como latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas, descartando ou armazenando corretamente o que for possível. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados os vasos sanitários inutilizados.

 

Bem-estar animal 

A onda de calor também exige atenção para quem possui pets em casa. Confira algumas dicas de cuidados no texto “Altas temperaturas exigem cuidados extras com os animais de estimação“.

Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos

Neste sábado, 16 de março, ocorre a primeira Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos. Será na  Escola Estadual Professor Newton Pereira Neves (avenida Suaçuna, 16, Vila Aeroporto), das 9h às 12h.