Dia “D” da Campanha Outubro Rosa será no domingo dia 18 em Conchal

No próximo domingo, dia 18, será o dia “D” da Campanha Outubro Rosa, em Conchal. Dia em que estarão abertas todas as USFs – Unidades de Saúde da Família – realizando exame de Mama e Papa Nicolau, no horário das 9h às 15h, com exceção do Posto de Tujuguaba, que atenderá das 9h às 12h. Levar RG, CPF e cartão do SUS.

A campanha começou no dia 1º. Durante todo este mês de outubro, as Unidades de Saúde estarão realizando os exames preventivos, que permitem o diagnóstico precoce do Câncer de Colo de Útero e do Câncer de Mama. Com a detecção precoce do câncer, as chances de cura para a doença aumentam muito, e todas as mulheres precisam se conscientizar disso.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Atualmente, o movimento tornou-se popular e conhecido internacionalmente como Outubro Rosa. Ele é comemorado no mundo todo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente, como uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar.

Dia “D” da Campanha Outubro Rosa será no domingo dia 18 em Conchal.

 

Comentários