DIA D, neste sábado, abre campanha de vacinação contra Gripe Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde inicia neste sábado, dia 30 de abril, a campanha de vacinação contra gripe Influenza em Mogi Guaçu, que se estende até o dia 20 de maio, tendo por meta imunizar 80% de uma população-alvo de 37.299 pessoas.

A ação ocorre no escopo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza promovida pelo Ministério da Saúde. A vacina imuniza contra os vírus Influenza A H1N1, que surgiu em 2009, A H3N2, que voltou em 2014, e tipo B, que circulou em 2013 e reapareceu este ano.

Sábado é considerado o “Dia D” da campanha e por isso, além de 19 postos médicos, incluindo o Centro de Saúde, equipes volantes vacinarão nos supermercados Big Bom do centro e do Parque Cidade Nova, Lar da Terceira Idade “Padre Longino” e Centro de Convivência “Joaquina Maria de Arruda”.

No Centro de Saúde e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família), num total de 19 postos incluindo o Distrito de Martinho Prado Júnior, Chácaras Alvorada e a nova USF do Altyo dos Ypês, a vacinação será feita das 8h00 às 17h00.

No Big Bom e nas duas casas para idosos, o horário vai das 8h00 às 16h00. Nos outros dias da semana haverá vacinação apenas nas unidades de saúde, das 8h às 15h30, conforme a disponibilidade e remessas de vacinas pela Secretaria de Saúde do Estado.

A prioridade é imunizar pessoas dos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde, que são crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas (mulheres em período pós-parto até 45 dias), doentes crônicos e profissionais da área da saúde.

Em Mogi Guaçu, essa população-alvo se distribui em 7.852 crianças, 1.436 gestantes, 16.359 idosos, 236 puérperas, 8.340 portadores de doenças crônicas e 2.986 trabalhadores da saúde. É necessário apresentar carteira de vacinação, no caso das crianças, e documentos comprobatórios em alguns outros casos.

Serão vacinadas gestantes de qualquer idade gestacional, mas as puérperas com até 45 dias de pós-parto, aborto ou natimorto devem documentar estado de puérpera, assim como os idosos devem comprovar a idade e doentes crônicos devem apresentar receita ou carta do médico.

Os profissionais da saúde dos serviços públicos e privados também devem apresentar comprovante da ocupação.

Postos de vacinação

Centro de Saúde

UBS Zona Sul – Jardim Itamaraty

UBS Guaçu Mirim

USF Hermínio Bueno

UBS Centro Oeste – BNH

USF Centenário

UBS Zona Norte – Jd. Novo I

UBS Zaniboni

UBS Santa Terezinha

UBS Ypê II

UBS Ypê Pinheiro

UBS Martinho Prado

USF Zaniboni II

USF Fantinato  I  e  II

USF Chácaras Alvorada

USF Santa Cecília

USF Suécia

USF Chaparral

USF Alto dos Ypês

Volante I – Lar Padre Longino e Centro Joaquina Maria

Volante II – Big Bom do Parque Cidade Nova

Volante III – Big Bom Centro

vacinacontraagripe

 

Comentários