Dia da Consciência Negra será comemorado com dois espetáculos gratuitos em Jaguariúna
Jaguariúna é um dos 102 municípios paulistas, incluindo a capital São Paulo, em que o 20 de Novembro é comemorado para lembrar o Dia da Consciência Negra. A data faz parte do calendário oficial de eventos e homenageia a memória de Zumbi dos Palmares. Este ano, duas apresentações foram programadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUC), ambas com entrada gratuita para o público.
A programação do dia 20 de novembro começará às 19h, será concentrada no Teatro Municipal e é livre para todas as idades. Ela começa com o espetáculo “Maracatu do Baque Virado”, que será apresentado pelos alunos da Escola das Artes de Jaguariúna com percussão e bateria sob direção do professor Pedro Ferraz.
Na sequência, sobe ao palco o espetáculo teatral “Sortilégio”, de autoria de Abdias Nascimento e encenado por alunos do curso de Teatro da Escola das Artes de Jaguariúna. A direção é de Marcelo Masselani. Para conferir essas duas atrações o público só precisa comparecer à bilheteria do teatro com pelo menos meia hora de antecedência, para a retirada dos ingressos.
Zumbi foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no Estado de Alagoas. Líder e valente, ele resistiu bravamente nas lutas contra a escravidão negra. A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e em 2011 a Lei 12.519 instituiu-a oficialmente como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Reportagem: Aluízio Santana
Foto: Divulgação