DIA DA MULHER

UBS “Albejante” faz evento para comemorar a data nesta sexta-feira

Mulheres poderão fazer exames, como o papanicolau, naquela unidade, além de atualizar a carteira de vacinação

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Antônio Albejante”, na Vila Dias, Zona Leste da cidade, vai promover um evento especial. Das 13h00 às 19h00, as mulheres que forem à unidade, poderão realizar o papanicolau (exame preventivo de colo de útero), assim como atualizar a carteirinha de vacinação.

Segundo a coordenadora da equipe da UBS, a enfermeira Elaine Formigari, a comemoração do “Dia da Mulher” naquela unidade de Saúde já é uma tradição e, ainda de acordo com ela, bastante esperada pela comunidade. “Muitas mulheres  perguntaram sobre o que iríamos fazer no dia 8 de março. Portanto, não poderíamos passar em branco”, justifica.

A iniciativa do evento foi da própria Elaine, juntamente com a enfermeira Vanessa Justino e apoio dos técnicos em enfermagem Ana Letícia de Oliveira Dias, Delma Gasparini, Paulo Sérgio Franco Oliveira e Eliana Cristina Martins. Também participaram os agentes comunitários de saúde, Walter Clark Moretti, Edilene Maria dos Santos e Thalia Machado Cezario, além da auxiliar de enfermagem Rosinha Agostinho Ribeiro.

A UBS foi especialmente decorada para o evento, com a colaboração de todos os servidores que atuam naquela unidade. Além do papanicolau, também haverá teste rápido de diagnostico, pesagem do Bolsa Família e orientação sobre a dengue. Elaine revelou que já há 40 mulheres agendadas somente para o papanicolau.

Ela também considera importante as orientações sobre o combate à dengue e as orientações de como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.  “Também ofereceremos um café para as mulheres e mais algumas coisas”, disse Elaine, sem dar pistas sobre a surpresa.