“Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” é comemorado com Caminhada

Uma “Caminhada de Conscientização” realizada na manhã de quarta-feira, dia 14 de junho, promovida pelo Centro Dia do Idoso Osmar Carneiro, marcou a comemoração em Jaguariúna pelo “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, cuja data oficial é 15 de junho, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Marielen Rossetti, assistente social e coordenadora do Centro Dia do Idoso, destacou a importância da atividade. “Essa data é muito importante para todos os idosos que são usuários das atividades oferecidas aqui, e por isso convidamos nossos parceiros e os moradores de Jaguariúna para a Caminhada, pois não podemos aceitar que nenhuma violência seja praticada contra qualquer idoso, principalmente dentro de casa, no ambiente familiar”, reforça Marielen.

Assistência Social

A caminhada durou cerca de 40 minutos e contou com as presenças da vice-prefeita Rita Bergamasco e da secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun. O objetivo da ação é ampliar a consciência mundial, social e política quanto à existência da violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de não aceitar tal fato como normal. O Centro Dia do Idosos é ligado à Secretaria de Assistência Social.

O órgão funciona na Praça Basaglia, 497, no Jardim Zeni, e atualmente acolhe 16 idosos. Todos participam de atividades que promovem o bem-estar físico e mental dos idosos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, ministradas por profissionais das Secretarias municipais de Juventude, Esportes e Lazer (SeJEL), de Turismo e Cultura (Setuc) e do Centro Universitário FAJ (UniFAJ).

Conforme Marielen, a caminhada foi uma ação pontual e de impacto somada ao conjunto de intervenções técnicas planejadas e relacionadas à família e ao idoso. Essas intervenções são realizadas continuadamente pelo Centro Dia do Idoso, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros Nassif e Cruzeiro do Sul.

Matéria: ASCOM/Foto: Ivair Oliveira

 

Comentários