Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em Pedreira

Na primeira semana de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. São cinco dias voltados para conscientização ambiental a partir do primeiro dia do mês, encerrando a semana no dia cinco.

A data foi criada e destacada pela ONU durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Tendo a semana como uma oportunidade de promover profundamente a conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Pedreira apresenta os serviços ambientais prestados pelo setor público como uma forma de aproximar um pouco mais a população pedreirense dos projetos.

Proteger a natureza não se limita em cuidar da Mata Atlântica, mas sim preservar cada lugar por onde passamos e é por isso que esse cuidado começa em casa! Após a separação do lixo doméstico feito pelos próprios munícipes, a Prefeitura Municipal de Pedreira recolhe cada tipo de resíduo seguindo um roteiro, o qual atende todos os bairros do Município pelo menos uma vez por semana.

Depois que o resíduo sai da residência ele é recolhido pelos colaboradores e destinado para o local de descarte regulamentado pela Prefeitura. Mas o serviço ambiental vai, além disso, fica na competência da Secretaria de Meio Ambiente cuidar das ruas, estradas e calçadas, por isso a Prefeitura conta com excelentes equipes que são responsáveis pelo trabalho de roçagem, de varrição e de bueiristas.

Então serviços ambientais são também serviços urbanos e rurais, vide que trabalhamos diretamente com a Secretaria de Serviços Urbanos administrado pelo secretário Ricardo Sérgio Sartori e com o departamento de Agricultura administrado pelo diretor Luis Marcelo Ricieri Pierini.

“É importante que tenhamos conhecimento de que o caminho para o desenvolvimento está na conservação, preservação e reuso”, destaca a secretária de Meio Ambiente Ágata Isa Cotrim Gasparini.

E se é para falar em desenvolvimento a Secretária destaca que a Prefeitura tem um novo olhar, é preciso Renovar! Por isso o engenheiro florestal José Renato Belotto trouxe para o Departamento um projeto de enriquecimento e revitalização da flora municipal, em logradouros públicos e nas margens de rios e córregos. Esse projeto conta com a retirada das espécies invasoras e restauração da flora com essências florestais nativas do Brasil. E mais, em caso de supressão de nativas a mesma, quando possível, não será descartada e sim transplantada para um lugar mais adequado. Complementa ainda que o sistema de poda passa de vertical para horizontal e a Secretaria de Meio Ambiente explica como vem sendo implementado este projeto. “Feito uma execução de planejamento com a equipe de Roçagem, a Secretaria notou eficiência em serviços realizados bairro a bairro e decidiu sistematizar a execução das podas da mesma maneira. Em vez de atendermos as demandas isoladas da população (sem critério de lonjura) passamos a atender as demandas bairro a bairro seguindo um cronograma discutido entre os gestores Luciano de Freitas, Alan Esperendi, Renato Miguel Pereira Machado, Marcio Antonio Bortolotti, Geraldo Luiz Nalon, Antonio Pedro Baccarelli e Adauto Cavalcante de Albuquerque, e posteriormente passado para os líderes de cada equipe de colaboradores”, enfatiza Agata Gasparini.

A Prefeitura também visando o desenvolvimento profissional nessa área, oportuna para os estudantes Gabriel Mazzetto, Gabriel Camilotti e Caetano Bruno Manzolli uma experiência de gestão e execução nos serviços públicos voltados para o Meio Ambiente.

Por fim, acreditamos que a conscientização ambiental precisa começar desde cedo! E por isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está iniciando também nessa semana um programa de educação voltado para as crianças por meio de vídeo aulas que serão disponibilizadas pelos canais oficiais da Prefeitura e de escolas municipais.

Colocamos-nos a disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre a prestação de nossos serviços pelo telefone: (19) 3852-2596.

 

Comentários