Dicas da Cervejaria Ambev ajudam empresas a economizarem 44 milhões de litros de água em um ano

O programa SAVEh, da cervejaria, foi fundamental para preservar um volume de água suficiente para abastecer o Aeroporto de Congonhas (SP) por mais de dois meses

No intervalo de um ano, a Cervejaria Ambev ajudou dez empresas a economizarem, juntas, 44 milhões de litros de água. Isso é apenas um recorte do programa SAVEh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica), criado em 2016 e que já conta com cerca de 160 participantes. O objetivo é compartilhar boas práticas e conhecimento sobre gestão hídrica que a cervejaria acumulou ao longo dos anos. Foi assim que, entre 2017 e 2018, essas dez empresas deixaram de consumir um volume de água suficiente para abastecer, por mais de dois meses, o Aeroporto de Congonhas (SP) – que possui um fluxo mensal de mais de 1,5 milhão de pessoas.

“O mais legal do SAVEh é que a plataforma é totalmente gratuita, qualquer empresa pode facilmente se cadastrar e monitorar seus resultados”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. O programa identifica lacunas no processo produtivo, para torná-lo mais eficiente, além de ajudar na criação de um plano de ação personalizado que compartilha dicas acumuladas pela Cervejaria Ambev ao longo dos anos. “Quando o assunto é água, sempre há espaço para melhorar. Foi esse pensamento que nos permitiu construir um conhecimento valioso e que ficamos muito felizes em compartilhar”, continua o executivo.

O SAVEh ajudou as empresas cadastradas a reduzir seu consumo de água, em média, 18% no último ano. O potencial é enorme e um dos destaques, inclusive, foi uma participante que atingiu a marca de 34% de economia no período. São companhias de todas as regiões do Brasil, que atuam nos mais diversos segmentos da economia – como metalurgia, produtos alimentícios e confecção de vestuário, entre outros.

“No último ano, observamos resultados muito animadores com o SAVEh, que reforçam a importância do trabalho em equipe em prol do meio ambiente. Quando unirmos esforços, todos saem ganhando”, conclui Barolo. Para se cadastrar e obter um plano de ação personalizado, acesse o site www.saveh.com.br.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão.

A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

 

Comentários