Doação de sangue em Jaguariúna soma 93 bolsas em meio período de coleta

A Campanha de Doação de Sangue realizada pela Prefeitura de Jaguariúna no último sábado, dia 4 de novembro, mais uma vez correspondeu ao chamado e contou com a contribuição de 120 voluntários, segundo a Secretaria municipal de Saúde.

Conforme o relatório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a coleta realizada no Hospital Walter Ferrari registrou 120 candidatos e resultou em 93 bolsas de sangue coletadas, com 27 candidatos considerados inaptos.

Desse total, 46 pessoas fizeram doação pela primeira vez e 28 foram cadastrados para se tornarem doadores de medula óssea, o que valoriza ainda mais a iniciativa. O sangue coletado reforça o estoque do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pode ser utilizado para atender qualquer morador de Jaguariúna por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Jaguariúna é uma cidade que sempre colabora nessas campanhas e temos a satisfação de ver que mais uma vez alcançamos nossos objetivos”, disse a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão. Segundo ela, manter um estoque de sangue regular no Hemocentro é um compromisso que todas as Secretarias de Saúde têm, portanto, doar é um ato de solidariedade para com a vida humana. “Até porque, nunca se sabe, no dia de amanhã qualquer pessoa de nossa família, ou nós mesmos, podemos precisar”, ressalta a secretária.

Matéria: ASCOM/Fotos: Samuel Oliveira/PMJ

 

Comentários