Docente do Senac Mogi Guaçu, dá dicas de como gerenciar o tempo na era da tecnologia

Alguns vivem com tantas atribuições e responsabilidades no dia a dia, que a pressa passou a ser uma eterna companheira. Viver ocupado parece inevitável, afinal tudo é imprescindível: trabalhar, estudar, levar e buscar os filhos na escola, cuidar da casa, se envolver em outros projetos e ainda ter momentos de lazer. E para agravar a situação, passar o tempo todo conectado acaba nos atrasando mais nas atividades diárias.

Alberto Carlos Paschoaletto, docente do curso Gerenciamento de Tempo do Senac Mogi Guaçu, alerta para que as mensagens de e-mail e WhatsApp não façam você perder o foco no trabalho. “Crie horários específicos para checar suas novas mensagens, a fim de evitar interrupções constantes na produção das tarefas e faça o mesmo com a sua conta de e-mail. Tome uma ação imediata: se o e-mail exigir alguma ação que vai tomar até 3 minutos do seu tempo, então faça logo. Se deixar para depois, você terá de ler tudo de novo e fazer o que já poderia ter feito antes. Se exigir um tempo maior, delegue ou crie uma tarefa na sua agenda para atender a demanda em um horário mais apropriado e sempre evite caixa de entrada cheia”, ensina.

Mas a tecnologia, se por um lado pode tirar um pouco a atenção do profissional, também auxilia na hora de marcar os compromissos. O docente diz que as agendas digitais são recomendadas, principalmente, quando sincronizadas com ferramentas de apoio (softwares) e conexão sistêmica entre os membros participantes do grupo de trabalho. “Tem programas simples e gratuitos e, assim, todos recebem alertas e se organizam para reuniões e projetos”, orienta.

E, para chegar ao fim do dia com a sensação de missão cumprida, Paschoaletto ensina algumas dicas, baseadas na metodologia do livro A Tríade do Tempo, do autor Christian Barbosa.

Faça um mapeamento diagnóstico. Liste todas as atividades da agenda que estão pendentes, tais como reuniões, e-mails e tarefas inacabadas. Ao lado de cada atividade, coloque a duração prevista (em minutos ou horas) para ser finalizada;

Classifique as atividades como importantes, circunstanciais ou urgentes;

Priorize e planeje o que deve ser feito. O próximo passo é priorizar as urgências que estão em atraso. Coloque uma ordem numérica e sequencial das urgências que devem ser resolvidas primeiramente (priorize as coisas com menor duração, que são mais rápidas e fáceis de serem resolvidas). Depois, continue sua ordenação com as atividades importantes (todas aquelas com data e hora marcada), e, por último, as circunstanciais (sociais, culturais, burocráticas, etc.). Priorize para cada dia 70% do tempo nas tarefas importantes; 25% nas tarefas urgentes e 5% nas urgências;

Se for o caso, peça ajuda e negocie. Converse com a sua equipe e mostre seu plano de ação;

Compromisso com você mesmo. Tenha objetivos claros, ao assumir as tarefas e também faça uso de ferramentas de apoio tais como Diagrama de Gantt (um tipo de gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto) e da agenda (semanal, preferencialmente). Além disso, para fazer uma correta administração do tempo é necessário estar com o projeto de vida bem definido e em coerência e consistência com o eu interior. Faça somente escolhas coerentes com o sentido da sua vida, caso contrário a administração do tempo sempre será uma tarefa árdua e estressante. Administração do tempo implica na gestão plena de uma vida realizada e realizadora, pois, do contrário, o trabalho, a casa ou qualquer outro lugar será um campo de batalha do individuo que sobrevive, dia a dia.

Gerenciamento de Tempo

Quem quiser se aprofundar no assunto, o Senac Mogi Guaçu oferece o curso Gerenciamento de Tempo, que está com inscrições abertas e é voltado para pessoas que desejam otimizar seu tempo, tornando-se mais organizadas e produtivas, equilibrando trabalho, família e vida social.

As técnicas apresentadas contribuem para a mudança de hábitos e identificação da quantidade de tarefas a serem realizadas não só no âmbito profissional, como também no pessoal. A partir destas técnicas, é possível identificar em todas as rotinas o que é importante, urgente e circunstancial.

Para realizar a inscrição e obter mais informações, bem como saber os documentos necessários, consulte a página da unidade no Portal Senac www.sp.senac.br/mogiguacu ou se dirija até a unidade.

Serviço

Gerenciamento de Tempo
Data: de 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018
Horário:
as terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas

Data: de 6 a 22 de março de 2018
Horário:
as terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas

Data: de 5 a 26 de maio de 2018
Horário:
aos sábados, das 8 às 12 horas

Local: Senac Mogi Guaçu
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista
Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu

Matéria: ASCOM

  

Comentários