Domingo tem contação de histórias na praça e distribuição gratuita de livro
A primeira atividade será realizada no dia 1º de setembro, em Campinas, e faz parte do projeto Ações Ideia, que beneficiará 3 mil pessoas na cidade ao longo de um ano
Domingo, 1º de setembro, é dia de contação de histórias na Praça do Coco, em Campinas. O evento está marcado para as 11 horas da manhã e faz parte da segunda etapa do projeto Ações Ideia, que tem duração de um ano e vai beneficiar cerca de 3 mil pessoas na cidade. Além da contação de histórias na praça, as crianças também receberão exemplares gratuitos do livro Jamila e Aurora. Estão previstas outras 5 contações de histórias no mês de setembro em escolas da rede pública da cidade, a primeira delas está marcada para o dia 03/09, às 9 horas, na EMEFEI Júlio de Mesquita Filho. A atividade contará com acessibilidade em Libras.
O livro Jamila e Aurora é escrito por Kora Prince e ilustrado por Izabel Magnani, integrantes do Instituto Ideia Coletiva. O livro traz uma história de amizade, saudade, luto e amor ao abordar a relação de Jamila com a sua cachorrinha Aurora, que está ficando velhinha e doente. “É um momento de despedida que vamos construindo aos poucos e precisamos nos preparar para ele”, reforça Kora Prince.
O Ações Ideia é resultado de um longo trabalho realizado pelo Instituto Ideia Coletiva. A ideia é de continuidade às ações focadas em oficinas, expandindo o público atendido, bem como a circulação de livros, espetáculos e a realização de exposição com obras dos artistas que integram o instituto e artistas parceiros. Para Roberto Limberger, um dos fundadores do Ideia Coletiva, as parcerias com artistas diversos são fundamentais para o crescimento do instituto enquanto ponto de cultura. “Cada vez mais, avançamos no propósito de espalhar a cultura, fazendo com que ela atinja a todos”, explica Roberto.
O projeto terá duração de um ano e ao longo deste período serão realizadas ações de produção, difusão e formação artística em diversas linguagens, refletindo as ações desenvolvidas pelo Instituto Ideia Coletiva, pelos artistas que o integram e por artistas parceiros, para públicos de diferentes idades e em diferentes localidades. “Falar sobre cultura é falar sobre coletividade. A cultura é para todos e passeia por diferentes áreas de interesse”, reforça Roberto.
O projeto Ações Ideia é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via edital nº 24/2023 da Lei Paulo Gustavo (LPG), contando com o apoio da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura.
Sobre o Instituto Ideia Coletiva:
O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos, para atuar na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.
O Instituto Ideia Coletiva foi fundado em 2007, na cidade de Campinas, por um grupo de educadores que atuavam na educação formal e desenvolviam ações artísticas paralelamente. O objetivo inicial era a confluência de conhecimentos nas duas áreas para desenvolvimento de projetos de formação em diferentes áreas da cultura, focados sobretudo no público jovem em situação de vulnerabilidade social. As ações iniciais se concentram em oficinas de formação de curta duração realizadas em parceria com mostras e festivais.
Em 2009, o primeiro projeto de formação continuada é executado e desde então o Instituto atua em diversas frentes de formação, com projetos como Curta Jovem, Clique Jovem, Letra Jovem, Anima Jovem e Jovem em Cena, de formação em audiovisual, fotografia, literatura, animação e teatro, respectivamente.
Serviço:
Domingo tem contação de histórias na praça e distribuição gratuita de livro
Programação:
Contação de histórias do Livro Jamil e Aurora
Data: 01/09
Horário: 11 horas
Local: Praça do Coco – Rua José Martins, 738, Distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP
Contação de histórias do Livro Jamil e Aurora
Data: 03/09
Horário: 9 horas
Local: EME