Educação e Consetran promovem campanha com alunos por um trânsito mais seguro

A Secretaria Municipal de Educação e o Consetran (Conselho Municipal de Educação para Segurança no Trânsito) concluíram na semana passada uma ação educativa voltada à conscientização sobre segurança no trânsito com os alunos do Período Integral das escolas municipais de Ensino Fundamental. A iniciativa integrou as atividades do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
A proposta envolveu os estudantes em atividades adequadas à faixa etária, como redações, produção de frases, desenhos, mosaicos e cartazes com mensagens educativas. O objetivo foi despertar a reflexão sobre atitudes responsáveis no trânsito.
Como forma de reconhecimento pelo envolvimento dos alunos, a equipe da Secretaria Municipal de Educação selecionou 40 trabalhos de destaque e entregou certificados de participação aos autores. A entrega simbólica aos estudantes da EMEB “Dr. Marco Antonio Libano dos Santos” aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 4, com a presença do presidente do Consetran, Alessandro Rodrigues Froes, do 1º secretário Maurício Nunes de Mattos e da coordenadora do Ensino Integral da Secretaria de Educação, Sandra Villon.
Para o presidente do Consetran, a campanha foi bastante positiva e deve ser ampliada em 2026. “Envolver as crianças é uma forma eficaz de criar uma cultura de respeito às regras de trânsito desde cedo. A receptividade foi excelente e nossa expectativa é de crescimento dessa proposta nos próximos anos”, destacou Froes.
Além do trabalho nas escolas, o Movimento Maio Amarelo contou com uma série de outras ações de conscientização promovidas pelo Consetran em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social, incluindo palestras, vídeos, distribuição de materiais informativos e outdoors espalhados por diversos pontos da cidade.