Educação e Esportes da Prefeitura de Nova Odessa promovem Jogos Escolares Paralímpicos na APAE

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer e de Educação, realizou na sexta-feira (08/11) os Jogos Escolares Paralímpicos, na sede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O evento estudantil é uma continuidade dos Jogos Escolares com foco na inclusão e serviu ainda para celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência. Além dos estudantes da EMEF Professora Salime Abdo e EMEF Prefeito Simão Welsh, também participaram do evento os alunos assistidos da própria APAE.

“A nossa intenção com os Jogos Escolares Paralímpicos é contemplar todas as crianças, igualmente, desde a primeira fase ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal, ou seja, praticamente 100% da comunidade escolar de Nova Odessa estudantil foi atendida”, explicou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

“A atividade dessa sexta-feira teve o intuito de oferecer a mesma oportunidade aos alunos com algum tipo de deficiência que não se enquadraram em alguma modalidade nos Jogos Escolares, realizado em maio e em setembro pela Prefeitura. Isto é inclusão”, afirmou o professor Roger Prado.

A programação teve início com o acolhimento seguido de um café da manhã. Na sequência, os participantes competiram em quatro provas: corrida de 25 metros, corrida e caminhada (com e sem apoio), lançamento de pelota (com bola de baseball) e salto em altura, que começou com 60 centímetros e foi subindo gradativamente.

“É muito importante oferecermos essa oportunidade para que todos os alunos, tanto da Rede Municipal quanto da APAE tenham esse momento, pois a intenção desse evento esportivo é estimular a prática de modalidades esportivas entre pessoas com deficiência, além de promover a inclusão entre alunos de escolas diferentes”, comentou o secretário Municipal de Esportes, Renan Reis, na abertura dos Jogos.

Ao término, todos receberam medalhas de participação, que foram entregues pelo secretário-adjunto de Esportes, José Henrique de Carvalho, e pela diretora-geral da APAE Nova Odessa, Maria Tereza Casazza, a Tereca.

Os Jogos Escolares Paralímpicos são realizados com base na Lei Municipal nº 2.847/2014, de autoria do ex-vereador Celso Gomes Reis Aprígio, o “Celso da Concrenova”, falecido em 2018.

A lei instituiu o “Festival Paralímpico” no Calendário Oficial do Município, visando fomentar e estimular a participação de pessoas com deficiência na prática de atividades esportivas, além de utilizar a prática esportiva como fator de integração e inclusão social e contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência como ser social, ao mesmo tempo estimular o pleno exercício da cidadania através do esporte, o respeito, a igualdade, a tutela e inclusão social das pessoas com deficiência.

 

CIRCUTOS + JOGOS

Já os Jogos Escolares Municipais de 2023 foram divididos em duas partes. A primeira, realizada em maio pela Prefeitura, foi voltada aos alunos dos CMEIs (creches) e ocorreu simultaneamente a Semana Municipal do Brincar, com “circuitos motores” dentro de cada unidade escolar.

Já a segunda fase (de competição), com várias modalidades coletivas e individuais, para alunos dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental 1 ocorreu setembro, com jogos nas próprias EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1).