Educação passa a ter referencial para atendimento de 0 a 3 anos no município

A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação oficializaram a implantação do “Referencial de Boas Práticas para a Educação Infantil de 0 a 3 Anos” no município. O documento torna-se referência da prática educativa  dos professores da rede municipal de Educação Infantil da modalidade de creche e entidades conveniadas da cidade e já foi disponibilizado à toda equipe pedagógica dos Centros de Educação Infantl Municipais-CEIs.

Conforme explica a Assessora de Ensino e Supervisão Escolar Rosana Sartoratto Pollini, o Referencial é um currículo que foi construído através das experiências dos professores e nasceu da própria prática a partir das formações realizadas no período entre 2014 /2018. “Esse é o grande diferencial e que torna esse documento ainda mais importante. Não foi algo imposto pela gestão, mas sim elaborado em parceria com os próprios profissionais envolvidos”, destacou. Ela explica que o material também ajuda a deixar mais claro algumas concepções pedagógicas, bem como, o papel do professor no processo de construção de conhecimentos pela criança e a sua intencionalidade no planejamento das atividades. “Hoje nós temos um olhar diferente sobre as crianças. Elas são protagonistas das próprias ações e nosso papel é acreditar nesse potencial, incentivando e ampliando as experiências das crianças, oferecendo estímulos e desafios que vão de encontro ao que elas necessitam. O Referencial nos ajuda nesse planejamento de trabalho e está fundamentado pela Base Nacional Comum Curricular”, completou.

Com 29 páginas, o Referencial foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação no dia 15 de março e publicado no Jornal Oficial do município no dia 20 de março. Apresenta como equipe responsável de elaboração as três secretárias que atuaram entre 2013 e 2019, diretores e professores dos CEIs, Assessora de Ensino e Supervisão Escolar, Psicóloga e Assessora Pedagógica.

Complementando o Referencial, a Secretaria de Educação também elaborou as Diretrizes Educacionais dos Centros de Educação Infantil, que são um conjunto de definições e procedimentos que orientam as creches municipais na organização, articulação e desenvolvimento de sua proposta pedagógica. Seu objetivo principal é de ser um instrumento de trabalho para os profissionais na elaboração do planejamento pedagógico. As Diretrizes também foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação do dia 15 de março e publicadas no Jornal Oficial do dia 21 de março. Estão em processo de impressão e serõ distribuídos aos professores nos próximos dias.

 

Comentários