Educação resgata a cultura popular brasileira

No mês de agosto, a educação municipal de Conchal abordou o conceito e o reconhecimento do trabalho pedagógico baseado nas manifestações populares: o Folclore. Considerando sua contribuição significativa para o desenvolvimento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Foram destacadas as influências das brincadeiras folclóricas, tanto nas práticas de letramento quanto na elucidação do trabalho pedagógico.

Foram destacadas as influências das brincadeiras folclóricas

Foram destacadas as influências das brincadeiras folclóricas

Na Educação Infantil as crianças participaram de oficinas de esculturas na argila, ouviram as lendas contadas pelo próprio “curupira”, brincaram com jogos e brincadeiras de tradição e também capturaram o Saci com a garrafa.

No Ensino Fundamental realizaram o encerramento do Projeto Folclore, onde as turmas apresentaram as principais lendas, contos, tradições, adivinhas, trava-línguas, brincadeiras e cantigas folclóricas que foram estudadas a fim de contribuir para a construção da aprendizagem.

A aprendizagem concreta vai além da fantasia e é facilmente internalizada pelas crianças, resultando na aprendizagem significativa através do conhecimento mágico e inesquecível.

 

Comentários