Educadores da Rede Municipal de ensino de Jaguariúna recebem treinamento de segurança

41 diretores, vice-diretores e supervisores das creches municipais recebem treinamento de segurança ministrado por profissional de uma empresa especialista em segurança

Profissionais de escolas e creches municipais de Jaguariúna passaram por um treinamento de segurança na quarta-feira, 29. O curso foi aplicado por um profissional de uma empresa especialista em segurança e foi motivado pelo ataque de ex-alunos a uma escola em Suzano, em março deste ano, que deixou nove mortos.

Os ensinamentos foram dados a 41 diretores, vice-diretores e supervisores de creches municipais de Jaguariúna. “Em caso de um ataque, é preciso saber quais atitudes devem ser tomadas para tentar amenizar a crise: pedir socorro à Polícia Militar ou Polícia Municipal imediatamente, buscar um local seguro, abrir todas as portas e janelas da escola, são algumas das orientações”, afirmou o professor do curso, Marcelo Pires Gerente Operacional da SEMPREL.

Os participantes aprenderam também a tentar prevenir ações perigosas dentro das escolas, com dicas como: observar comportamentos, ter um diário para anotar ocorrências e manter um diálogo aberto com alunos e funcionários. “Quem fez o curso também tem o papel de multiplicar esses conhecimentos dentro de cada escola e creche para os outros profissionais”, lembrou a secretária de Educação, Cristina Catão.

Educar com tranquilidade, segurança e respeito a todos significa também investir em cursos como esse, de acordo com o Prefeito Municipal de Jaguariúna Gustavo Reis. ‘”É um investimento em treinamento para que quem trabalha em escolas saiba como agir diante de uma situação de violência. Queremos que todos saibam prevenir, proteger e garantir a segurança de todos os alunos e a integridade física de todas as pessoas que frequentam a escola”, concluiu.

 

Comentários