Egresso da UniFAJ, vencedor do “Que Seja Doce” volta à faculdade para palestra

Os alunos dos cursos de gastronomia e de nutrição da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) não foram para a sala de aula na sexta-feira (16). E por um motivo muito especial: assistiram à palestra do chef Douglas Faria, ex-aluno da instituição e vencedor do programa Que Seja Doce da GNT.

Em uma apresentação bem descontraída, o gastrônomo de apenas 23 anos, mas com muita história para contar, falou sobre o início da carreira, as dificuldades e a importância da formação. Ele relembrou de quando começou a trabalhar, aos 13 anos, na padaria da família em Pedreira. “Eu já inventava naquela época. Até um pão colorido eu criei, mas que não deu certo (risos)”, se diverte ao lembrar.

Ele afirma que foi ali (na padaria) que começou sua história na culinária e que isso foi fundamental na escolha da profissão, tanto que aos 18 anos entrou na faculdade de gastronomia da UniFAJ. “Não foi fácil. Tive que trabalhar muito para pagar a faculdade, mas já foi ali, nas aulas, com muito aprendizado, que percebi que me identificava com a confeitaria.”

Douglas deu outro passo importante aos 21 anos, quando estava no final do curso no ano de 2014. Após um período difícil de testes, ele conseguiu emprego no Hotel Royal Palm Plaza e Resort, em Campinas, e foi nesse emprego que ganhou experiência trabalhando em cozinha profissional.

“E foi quando eu estava nesse emprego que eu me inscrevi no programa Que Seja Doce, do qual participei e tive a felicidade de ganhar”, conta.

Agora, depois desse reconhecimento, o gastrônomo já pensa em novos projetos. “Meu maior foco sempre foi ser conhecido pelo meu trabalho. E como hoje como eu trabalho em uma empresa de chocolates que a gente dá curso, dá aula, eu me sinto realizado por passar o conhecimento para as outras pessoas. Sendo assim, futuramente penso em ter uma escola de confeitaria profissional, onde a pessoa que sai da faculdade possa se especializar”, disse Douglas, que trabalha na Mavalério, onde teve a oportunidade de ir a outros estados, bem como outros países, se aprofundando na área da confeitaria.

A ideia do chef Douglas foi muito bem recebida durante a palestra a coordenadora dos cursos de gastronomia e de nutrição da UniFAJ, Jacqueline Magno, convidou o gastrônomo para junto ao centro universitário instituírem um curso de pós-graduação para a área de atuação.

“A gente vem acompanhando a carreira desse rapaz, que se aprimorou e conseguiu sucesso. Isso, para nós, é fator de orgulho. Trazer ele aqui é passar para os alunos que é possível sair da faculdade e fazer sucesso. Ele veio falar o quanto a faculdade, o universo gastronômico, foi fator para chegar onde chegou”, comenta a professora Jacqueline Magno, coordenadora dos cursos de gastronomia e de nutrição da UniFAJ.

“Gostaria de falar que não é fácil estudar, mas primeiramente acreditar que você pode, que tem um potencial dentro de você. E que, através de uma faculdade que você fizer, e que ama, vai ter sucesso. O importante é fazer o melhor sempre”, disse Douglas Faria no encerramento da palestra.

 

Comentários