Em parceria com programa do Estado, Saúde oferece mais de mil mamografias

A carreta de mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, chega a Itapira nesta segunda-feira, dia 2 de maio, com a oferta de mais de mil exames preventivos do câncer de mama. O veículo ficará estacionado no pátio do Hospital Municipal de Itapira, onde também haverá banheiros químicos, bebedouros, tendas e cadeiras para acomodar as usuárias.

Com 16 metros de comprimento, 4,30 metros de altura e seis metros de largura, o caminhão está equipado com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélites, computadores e mobiliários. A equipe multidisciplinar de profissionais é composta por técnicos de radiologia, auxiliares de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Dentro da carreta, as usuárias farão o exame e as imagens captadas serão encaminhadas para o Sedi (Serviço de Diagnóstico Por Imagem), serviço da Secretaria Estadual que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias úteis e deve ser retirado na própria Unidade Móvel. Caso seja detectada alguma alteração, as mulheres serão contatadas para a realização de exames complementares e, se necessário, encaminhamentos para um serviço de referência do SUS para tratamento.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosa Ângela Iamarino, o atendimento será feito através de agendamento pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e serão priorizadas as pacientes que já aguardam o agendamento. “A nossa Central de Regulação já está fazendo os agendamentos e, aos poucos, as pacientes serão chamadas. A idade preconizada é de 35 a 49 anos para pacientes de alto risco (que já tenham algum problema na mama ou histórico de câncer na família) e acima de 50 anos, cujo protocolo indica a realização do exame a cada dois anos”, explicou.

Ao todo serão mais de mil mamografias oferecidas, sendo 50 por dia entre segunda e sexta-feira e 25 aos sábados. Os exames serão realizados entre os dias 3 de maio e 1º de junho das 9h às 18h de segunda a sexta e das 9h às 13h aos sábados. As exceções serão o feriado municipal do dia 13 de maio, dia de São Benedito, o dia 14 de maio, sábado pós-feriado, e o dia 26 de maio, feriado de Corpus Christi, quando não haverá atendimento. Contudo, os 25 exames que seriam realizados no dia 14 serão diluídos nas demais datas de atendimento. Entre os dias 2 e 4 de junho o atendimento da carreta será exclusivo para a realização de ultrassonografias e biópsias das pacientes cujo resultado da mamografia exige exames complementares.

No dia do exame, as pacientes devem comparecer à carreta portando o pedido médico com o agendamento, Cartão SUS, RG e comprovante de residência. Caso a mulher não possa comparecer no horário agendado ela deve comunicar seu Posto de Saúde com pelo menos 24 horas de antecedência para que a vaga seja transferida. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, as usuárias deverão procurar a enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

mulheres-de-peito-385-mulheres-ja-realizaram-exames-em-nova-odessa

 

Comentários