EMEB João Simões desenvolve ação visando a preservação do Meio Ambiente

Entre os dias 21 e 25 de março, sob a coordenação da Diretora Maria Teresinha Gracini Zanchetta e da Assessora Pedagógica Edna Bernardes de Souza, a EMEB Professor João Simões desenvolveu uma série de atividades em sala referentes ao Dia Mundial da Água. As ações foram finalizadas com uma caminhada pelo bairro da escola incluindo a área de preservação permanente de um córrego que passa entre o bairro Pé no Chão e Assad Alcici, importante afluente do Ribeirão da Penha.

As atividades envolveram 20 alunos do período integral que em sala de aula trabalharam o tema Água e Meio Ambiente. Na última sexta, 25, a programação contou com uma palestra com o  biólogo Anderson Martelli, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e depois os participantes partiram para o passeio ao redor da escola, percorrendo alguns trechos do bairro. “O objetivo desse passeio foi tornar a aprendizagem mais eficiente e assim, produzir uma maior conscientização dos alunos quanto a questão das nascentes, afluentes e principal curso d’água urbano da nossa cidade. Eles conheceram um córrego que passa por dois bairros do município e realizaram a coleta de resíduos jogados de forma irregular nessas áreas, resultando em aproximadamente 19 kg de resíduos”, informou Martelli. Dentre o material recolhido havia embalagens de papel, isopor, plástico, vidros, tecidos, sacolinhas plásticas. Também foram observados objetos maiores que foram deixados pelos frequentadores do local ou moradores da região.

Na avaliação das orientadoras do projeto, a ação foi bastante produtiva e serviu de conscientização e de incentivo à preservação do meio ambiente. Já entre os alunos, a avaliação foi de que eles haviam feito a parte deles, mas que ainda são necessários cuidados urgentes para que exista um futuro saudável.

 

Comentários