EMEBs começam a trabalhar novos projetos sobre educação viária em Mogi Mirim

Dando continuidade ao programa “Educação Viária é Vital”, realizado pela Prefeitura de Mogi Mirim, através da Secretaria de Educação, com o Detran.SP, coordenadores de 16 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) realizaram nesta semana uma nova capacitação para transmitir os conhecimentos aos alunos, que neste ano, terão que apresentar mais um projeto com o tema “Circulando pelo Bairro”.

Desta vez, o enfoque será a pluralidade cultural que pode ser observada no entorno de cada escola, diferente da proposta trabalhada no ano passado, que abordava a ética e as relações entre as pessoas por meio de atividades dentro das salas de aula e no espaço das instituições de ensino como um todo.

Desenvolvida em parceria com a Fundación MAPFRE, a iniciativa visa estimular a pesquisa sobre as condições da circulação viária nas comunidades próximas às escolas, a fim de incentivar educadores e alunos a adotarem um comportamento mais seguro no trânsito e a apresentarem propostas de melhorias para o deslocamento de pedestres, condutores e passageiros.

O programa começou a ser realizado em 16 escolas municipais que aderiram ao projeto no ano passado. Professores realizaram um curso sobre o assunto e depois, repassaram os conhecimentos aos alunos, que realizaram trabalhos práticos sobre educação viária. Os materiais de apoio são cedidos pela Fundación MAPFRE, não havendo custos para a administração municipal.

O programa, que tem duração de três anos, capacitará por ano 72 professores dos ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), para que os educadores elaborem junto a seus alunos projetos escolares sobre o tema. Em 2017, o tema será “Circulando pela Cidade”, que tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a mobilidade nos centros urbanos.

Em 2015, escola de Mogi Mirim venceu concurso nacional

No ano passado, “Brincando e convivendo em paz” foi o tema do projeto apresentado pela EMEB “Nelson Neves de Souza”, ganhadora do prêmio nacional do programa “Educação Viária é Vital”, promovido pelo Detran.SP em parceria com a Fundação MAPFRE.

A escola concorreu com diversas escolas brasileiras e foi a primeira colocada do país na premiação nacional. A escola recebeu como prêmio um aparelho data-show.

Matéria: Assessoria de Imprensa de Mogi Mirim

mirim

 

Comentários