Encerramento da 1ª Semana de Conscientização sobre Autismo de Pedreira aconteceu na Praça Ângelo Ferrari

Com o tema “A Conscientização que Gera Inclusão”, a Prefeitura de Pedreira, através de suas secretarias municipais de Saúde e de Educação, contando com o apoio do Núcleo de Atenção Especial à Criança e Adolescente de Pedreira, promoveu no período de 8 a 13 de abril, a “1ª Semana de Conscientização Sobre Autismo”, com o objetivo de ressaltar o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado mundialmente em 2 de abril.

O encerramento ocorreu no sábado, 13 de abril, na Praça Ângelo Ferrari com a realização do “Sábado Azul”, que contou com Parque de Diversões, Palhaços, distribuição de Pipoca e Algodão Doce, atividades educacionais e de saúde, Show com o Canil da Guarda Municipal de Amparo, Guarnição do Corpo de Bombeiros, além de um belíssimo espetáculo da Banda Sinfônica Vila Lobos da cidade de Osasco.

Segundo destacou o vice-prefeito Fábio Polidoro, com a 1ª Semana de Conscientização, a população foi informada sobre a complexidade do Autismo, através de palestras, orientações a familiares, atividades recreativas na Praça Ângelo Ferrari, capacitação e orientação aos profissionais da área de saúde e de educação da Rede Pública Municipal.

“A Semana de Conscientização foi o marco inicial no município para adoção de políticas públicas, de forma cooperada, nas áreas de saúde e educação, voltadas à inclusão social e o desenvolvimento de crianças que necessitam de um acompanhamento especial por parte dos órgãos públicos”, enfatizou na oportunidade Fábio Polidoro.

A programação foi iniciada na segunda-feira, 8 de abril, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Sant’Ana, com palestras ministradas pela psicóloga Érica de Araújo Constantini e pelo autista Nicolas Brito Salaes. Na terça-feira, 9 de abril, a médica pediatra Dra. Raquel Guimarães Del Monte, falou sobre as “Abordagens Educacionais no Autismo” e na quinta-feira, 11 de abril, a pedagoga Cintia Cristina Ferreira Ridi ministrou a palestra: “Manejo de comportamentos inadequados”.

“Quero parabenizar o nosso vice-prefeito Fábio Polidoro, a secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, a secretária de Educação Mariângela Rodrigues, Adriana Amorim representando o Núcleo de Atenção Especial à Criança e Adolescente de Pedreira e a todos os envolvidos na organização e que estiveram participando das atividades desta tão importante Semana de Conscientização sobre o Autismo”, concluiu o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

 

Comentários