Encerramento da 36ª Semana Juca Mulato reúne alunos no Parque

A 36ª Semana Juca Mulato de Itapira teve seu encerramento na tarde de sexta-feira, dia 1º de setembro, no Parque que recebe o nome do personagem criado pelo autor Menotti Del Picchia. Realizado entre as secretarias de Cultura e Turismo e Educação, o evento envolveu alunos das 4ªs e 5ªs séries de oito EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica).

A atividade no Parque acabou privilegiando o período da tarde das escolas devido à agenda apertada das séries alvo do projeto que tiveram dois dias sem aulas para capacitação de professores.

O cronograma de atividades teve início na segunda-feira, 28, com atividades do Varal de Poesias, a cargo da professora e escritora Helô Bueno, e também do Projeto de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial, realizado em parceria com a Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), nas EMEBs João Simões, Dona Izaura da Silva Vieira, Cônego M. R. Domingues, Comendador Virgolino de Oliveira, Heitor Soares, Dr. Marco Antônio Libano dos Santos e Profª. Gilmery V. P. Ulbricht.

Na quinta-feira, 31, as EMEBs Izaura da Silva Vieira e João Simões foram palco para quatro apresentações da Cia. Talagadá, que levaram às crianças uma peça teatral inspirada no poema Juca Mulato. A professora Helô Bueno também deu continuidade às atividades do Varal de Poesias nas EMEBs Profª. Wilma de Toledo B. Munhoz, Vereador José Francisco Martins e EMEB Comendador Virgolino de Oliveira.

No período da manhã desta sexta-feira, 1º, as EMEBs Sebastião Riboldi Guerreiro (Ponte Nova), Joaquim Vieira (Eleutério) e Profª. Mariana do Carmo de Almeida Cintra (Barão Ataliba Nogueira) receberam atividades de contação de história a cargo da atriz Suéllen Carvalho.

O encerramento da programação ocorreu no período da tarde, nas dependências do Parque Juca Mulato, com a exposição dos trabalhos do Varal de Poesias, atividades do Projeto de Patrimônio Histórico, Contação da História “A Chave Velha”, da autora Helô Bueno, II Feira de Troca de Livros da Biblioteca Municipal e a quinta apresentação da Cia. Talagadá.

“Foi uma primeira experiência muito gratificante à frente da Semana Juca Mulato, principalmente dado à parceria com a Secretaria de Educação que nos auxiliou no transporte das crianças ao parque e na logística de todo o evento, das diretoras e coordenadoras que receberam todas as iniciativas em suas escolas de portas abertas e que facilitaram e muito o resultado final de tudo isso, que é a valorização de Juca Mulato não apenas como personagem de poema, mas como Patrimônio Imaterial da cidade”, afirmou o diretor de Cultura Ricardo Pecego. Ele também informou que nas próximas semanas será realizada uma reunião de avaliação para a Semana Juca Mulato em 2018, que já será lançada em novembro deste ano junto com o calendário oficial de eventos da cidade.

A Secretaria de Cultura e Turismo agradece a todos os parceiros que atuaram na 36ª Semana Juca Mulato: Helô Bueno, Maria Clara Fazoli, Samuel Elias, Cia. Talagadá, professora Raissa de Oliveira e toda sua equipe da Unasp, a atriz Suéllen Carvalho, todos da equipe da pasta e voluntários envolvidos.

Matéria: ASCOM

 

Comentários