Engenheiro Coelho intensifica vacinação contra a Febre Amarela

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria da Saúde, irá intensificar a vacinação da Febre Amarela. Por isso, todas as sextas feiras, os moradores que ainda não receberam a dose deverão se dirigir até a Sala de Vacina (Rua 13 de Maio, n.º 103, Centro – antigo prédio da Climec) portando a Carteira de Vacinação e o cartão do SUS. O horário de funcionamento será das 09 às 14h30min.

Segundo a Secretaria, esse trabalho tem como objetivo aumentar o número de vacinados, reforçar a prevenção da doença no município, que até o momento não registrou casos da enfermidade e conter o avanço da doença na região.

A vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses de idade, portadores de HIV, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza ou em tratamento com drogas imunossupressoras, pessoas submetidas a transplante de órgãos, com imunodeficiência primária ou com neoplasia, indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina – como o ovo de galinha e derivados – e pacientes com história pregressa de doença do timo.

Sinais e sintomas

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

  

Comentários