Entregues, gratuitamente, óculos para alunos do município de Jaguariúna

Realizada na segunda-feira, 06, no Teatro Municipal de Jaguariúna, a cerimônia de entrega dos óculos do Projeto Ver Bem, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jaguariúna, SKY e ONG Renovatio. Em um evento animado, o Prefeito Municipal de Jaguariúna Gustavo Reis; a secretária municipal de Educação Cristina Catão; o vice-presidente de finanças da SKY Rafael Denadai; a coordenadora de responsabilidade social da SKY Ana Lúcia Maestrello e o Presidente da Renovatio Ralf Toenjes entregaram os óculos aos alunos representantes das 11 escolas do município.

Ao todo, 3400 alunos, incluindo os jovens e adultos do CEJA, foram examinados e aqueles que apresentaram algum problema de vista receberam óculos de graça do Projeto Ver Bem.

Jaguariúna é o primeiro município da América Latina a receber o projeto. Todos os alunos da rede pública de ensino que foram diagnosticados com problemas de vista foram beneficiados com óculos de grau. Foram 319 óculos entregues. A escolha das escolas foi feita a partir de outro projeto, o Escola +, viabilizado pela Sky e Prefeitura de Jaguariúna, que incentiva o uso de recursos audiovisuais em sala de aula.

A secretária de Educação Cristina Catão destacou a dedicação à qualidade do ensino no município. “Um projeto como esse só vem a acrescentar na nossa busca pela excelência no ensino de Jaguariúna. É muito bom saber que nossos alunos agora vão enxergar melhor e aprender mais com o uso de óculos adequados,” afirmou a secretária.

O “Ver Bem” foi realizado durante três meses e meio em Jaguariúna foi dividido em etapas: na primeira, uma triagem com exames simples de vista foi feita com os estudantes. Na segunda, um ônibus adaptado para ser um consultório oftalmológico foi o local para exames com médicos oftalmologistas. E por fim, foi feita a entrega dos 319 óculos aos estudantes. Os óculos são desenvolvidos na Alemanha e são inquebráveis.

O Prefeito Municipal de Jaguariúna Gustavo Reis comemorou o sucesso da parceria e a atenção voltada ao ensino. “Estamos aliando tecnologia, espírito de união e cuidado com o próximo nesse projeto. Nossos estudantes enxergando mais e melhor significa melhora no rendimento escolar e aprendizado é a coisa mais importante na vida de alguém. Agradeço a SKY, a ONG RENOVATIO, a Secretaria Municipal de Educação e a todos os envolvidos nesse lindo projeto”, afirmou o Prefeito.

Dados

De acordo com o Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, 22% das crianças com até 09 anos de idade possuem algum problema de visão. Quando o problema não é diagnosticado logo nos primeiros anos da infância, as consequências podem ser dores de cabeça constantes e a queda no rendimento escolar.

 

Comentários