Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participa de treinamento estadual sobre coberturas vacinais

Na última quarta-feira, 21, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de um treinamento com Técnicos da Divisão de Imunização do Governo do Estado de São Paulo sobre assuntos relacionados à cobertura vacinal no município e na região. O encontro ocorreu em São João da Boa Vista.

Pelo município participaram a Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, a técnica de enfermagem da V.E. Isabel Cristina Cestaro Olmedo, a enfermeira da Rede Básica de Saúde Silvana Mendes Chiarelli e a enfermeira Ana Paula Gomes Pinto, responsável pela sala de vacina do Hospital Municipal.

O treinamento contou com a participação de representantes das 20 cidades que compõem o DRS (Departamento Regional de Saúde) 14, de São João da Boa Vista. Os temas abordados foram Legislação, Rede de Frio, Sistema de Informação e Cobertura Vacinal e os palestrantes foram Dra. Helena Keico Sato, Sonia M. Nomura Baba, Paulo Alberto Borges e Luiz Paulo de Lima Junior.

De acordo com Josemary Apolinário, todo o conteúdo abordado foi de extrema importância para as campanhas vacinais do município e mais uma vez houve o alerta para as baixas coberturas em todo o Estado. “Essa aproximação do Estado com os municípios teve como principal objetivo essa busca da melhora da cobertura vacinal. Conforme foi abordado pelos técnicos, vários fatores estão influenciando negativamente a busca pela imunização, especialmente as fake news e os movimentos anti-vacinas. Além disso, as novas gerações desconhecem os efeitos das doenças que são prevenidas com as vacinas porque há muito tempo elas estavam erradicadas”, explicou.

Todo o conteúdo abordado no encontro será repassado às equipes locais. Reuniões com enfermeiros e técnicos de toda a rede municipal de saúde ainda serão agendadas.

 

Comentários