Equipe itapirense participa de Fórum de Turismo em Holambra

O secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, e a responsável pelo Turismo da pasta, Wanella Bitencourt, participaram na última quarta-feira, dia 7 de junho, do 2º Fórum de Turismo de Holambra. O encontro reuniu representantes de 50 municípios da região, dentre eles prefeitos, secretários, vereadores e técnicos e contou com a presença do Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Laércio Benko.

A abertura do evento foi feita por Fernando Fiori de Godoy, prefeito de Holambra e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). Em seu discurso, ele destacou a mudança do cenário do turismo brasileiro e de como o tema vem sendo tratado com mais importância entre os gestores. “Em momentos de crise como o que estamos vivendo, os prefeitos precisam acreditar no turismo como um gerador de emprego e renda”, disse.

O Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, abriu a programação de palestras falando sobre ‘A importância da regionalização para a expansão do turismo’. “O turista não quer visitar uma cidade, mas um destino turístico. Os municípios devem trabalhar a parceria entre as cidades vizinhas para explorarem juntos os potenciais turísticos”, disse. Ele também falou sobre a atuação dos gestores em identificar pontos turísticos e transformá-los em produtos, de modo a atrair a atenção de turistas. Além disso, destacou a mudança de comportamento das pessoas e de como isso afeta o desenvolvimento turístico. “Estamos na hora certa e no momento certo. Agora é a ideia do Turismo”, afirmou.

Logo após, Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) falou sobre a captação e expansão da rede hoteleira nos Municípios de Interesse Turístico (MIT). O gerente executivo da Aprecesp, Fernando Zuppo, falou sobre os trâmites a serem seguidos pelos municípios que querem se tornar MIT tomando como base a Lei Complementar do estado de São Paulo 1.261 de 29 de abril de 2015.

O secretário de Turismo e Promoção Social de Pedreira (SP), Alessandro Luís de Godoy, trouxe aos presentes o caso prático de seu município, que recentemente foi elevado à MIT. Ele explicou todos os trâmites desenvolvidos ao longo de três anos e as principais dificuldades enfrentadas para a elaboração de toda a documentação necessária.

Trazendo como exemplo o Circuito das Águas, o preito de Monte Alegre do Sul e presidente do Consórcio do Circuito das Águas Paulista, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, falou sobre a realidade de um consórcio turístico dos municípios e como essa união gera benefícios para todos.

Finalizando a programação, a jornalista Vera Longuini, assessora de imprensa da Expoflora desde 2003, falou sobre o planejamento do evento que chega esse ano à sua 36ª edição neste ano, e de como o evento ajuda no desenvolvimento de todos os setores da economia local com a atração de mais de 300 mil pessoas.

“O encontro demonstrou o perfil da liderança do turismo no estado de São Paulo. Todos entendem que a regionalização do turismo e o trabalho em conjunto fortalece o estado e beneficia os municípios. Essa foi a grande lição passada por aqueles que já se encontram há alguns anos trabalhando na área e conquistaram sucesso com o trabalho compartilhado, como é o caso do Circuito das Águas Paulista”, afirmou Wanella Bitencourt.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, a participação no encontro foi de extrema importância para que o município tenha mais familiaridade com as ações que as cidades da região vêm realizando. “Itapira não é uma ilha e, assim como foi falado no fórum, precisamos conhecer melhor o trabalho da nossa região para fortalecer nosso turismo como um todo. Além do aprendizado, fica também essa troca de experiências”.

Matéria: ASCOM

 

Comentários