Escolas municipais visitam exposição sobre Cultura Caipira

Os alunos de ensino fundamental das escolas municipais Parque dos Ipês, Jardim das Primaveras, Novo Florescer e Recanto das Palmeiras visitaram essa semana, no Centro de Cultura e Eventos, ao lado do Moinho, a exposição itinerante “Porta, Porteira e Portão”, realizada pela Prefeitura e viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. O passeio à mostra, voltada à preservação das tradições e da riqueza da cultura caipira, foi acompanhado por professores e profissionais da rede.

O diretor municipal de Educação, Amarildo Boer, exaltou a importância de as crianças participarem dessa ação e conhecerem um pouco mais sobre esse patrimônio cultural do interior brasileiro.

“Estamos vivendo tempos de tecnologia, modernidade, e os costumes da nossa terra acabam ficando em segundo plano para as novas gerações, caindo no esquecimento”, disse. “Por esse motivo, precisamos aproveitar iniciativas como essa para coloca-los em contato com uma história que também é deles, dos familiares deles. Essa exposição é uma oportunidade para que eles vivam, compreendam e respeitem a cultura caipira”.

A aluna do 7º ano Larissa Lima, animada, contou sobre sua experiência com a mostra. “Gostei bastante da exposição, principalmente dos ditados populares e da porteira onde tiramos foto”, contou. Sua colega de classe Giovana Amaro Rodrigues também avaliou a visita positivamente, declarando sua predileção pelos monóculos com fotos do trabalho no campo.

A exposição
Concebida para a Região Administrativa de Campinas, a mostra itinerante teve início em fevereiro desse ano e já percorreu Santa Bárbara d’Oeste, Campinas e Cordeirópolis. O objetivo da exposição, segundo os curadores e historiadores envolvidos, é devolver ao público o sentimento de proximidade com a cultura caipira por meio de painéis, textos e objetos sobre culinária, música, festas e artes. A “Porta, Porteira e Portão” fica em Holambra, no Centro de Cultura e Eventos, até o dia 27 de julho, com entrada gratuita para toda a população. Ela abre todos os dias, das 9h às 17h.

Matéria: ASCOM

 

Comentários