Estação da Mogiana recebe Amparo em Foco 2019

Para se fazer história é preciso conhecer a própria história. Pensando nisso, a organização do Amparo em Foco – Festival de Fotografia firmou uma grande parceria com a Prefeitura Municipal de Amparo, para o uso do prédio da Estação da Mogiana durante a quarta edição do evento, que acontece em abril, durante o aniversário de 190 anos da cidade.

Fora de atividade há algum tempo, o prédio passou por reformas e está em fase de análise da Prefeitura para definir seu futuro. Localizado na Praça Pádua Salles, no centro de Amparo, o icônico e importante edifício da Estação possui todas as características para receber grandes eventos e oferece ótimas condições de acessibilidade, amplo estacionamento em seu entorno e fácil acesso para os visitantes.

Com seu ”espírito cultural”, a antiga estação da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro abrigou durante anos os estúdios da Rádio Cultura Municipal, o Cine Estação, a Casa do Artesanato e o espaço cultural “Edu Bastos”, recebendo diversas exposições e eventos ao longo de seu funcionamento. A Estação da Mogiana irá receber exposições fotográficas, oficinas, palestras, lançamentos de produtos exclusivos, bem como a abertura oficial do Amparo em foco 2019. Além do prédio da Estação da Mogiana, o festival ainda terá atividades e exposições no Auditório da Rádio Cultura, Praça da Catedral, Largo do Rosário, Museu Histórico Bernardino de Campos e Jardim Público.

“Por ser um prédio com excelente localização, imponente e com grande importância no desenvolvimento da cidade, a Estação da Mogiana sempre foi um sonho para nós. A organização agradece imensamente a parceria com a Prefeitura Municipal de Amparo, que autorizou a utilização do prédio durante os dias do evento” disse Reginaldo Leme, um dos idealizadores do Amparo em Foco.

História da Estação da Mogiana

Em novembro de 1875, a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro inaugurava o ramal da linha de trem que ligava Jaguariúna a Amparo e sua estação, hoje localizada na Praça Pádua Salles. Construída em terreno doado pelo Comendador Zeferino da Costa Guimarães, em 1938 o prédio foi reformado e transformado em uma bela estação. Por muitos anos a Estação da Mogiana foi o local de carga e descarga de produtos e também de embarque e desembarque de passageiros, até que o trem foi perdendo espaço e suas linhas começaram a ser desligadas. Em 1966 a linha entre Amparo em Monte Alegre do Sul foi desativada, e em 3 de janeiro de 1967 a Estação da Mogiana foi oficialmente fechada, sendo transformada em agência rodoferroviária.

Atualmente o prédio está em fase final de restauração para voltar a ser protagonista da história de Amparo. A quarta edição do Amparo em Foco, em abril de 2019, se orgulha de ser o passo inicial na escrita da nova história deste prédio que já foi o ponto central da cidade, e com certeza voltará a ser o coração cultural de Amparo.

Amparo em Foco 2019

A quarta edição do festival de fotografia Amparo em Foco, acontece na cidade de Amparo, localizada no Circuito das Águas Paulistas, no interior de São Paulo, entre os dias 4 e 14 de abril. O evento se espalhará por vários pontos da cidade, como a Praça Pádua Salles, Praça da Catedral, Largo do Rosário, Museu Bernardino de Campos e no Jardim Público.

O evento conta com o incentivo do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet, patrocínio da empresa Rousselot, líder mundial na venda de gelatinas e colágeno, e tem produção das empresas Mogiana Produções e a Renovarte Produções Culturais. O festival de fotografia tem como objetivo a difusão da arte da fotografia através de exposições, palestras, oficinas, workshops, além de divulgar o potencial turístico, arquitetônico e cultural do município, inserindo Amparo, a Capital Histórica do Circuito das Águas, no calendário dos grandes festivais do país.

Serviços:

Amparo em Foco – Festival de Fotografia – 4ª Edição

Data: de 4 a 14 de abril

Local: Estação da Mogiana, Praça Pádua Salles, centro de Amparo – SP

 

Comentários