Estoque de medicamentos na rede municipal de Saúde começa a ser regularizado em Jaguariúna

O estoque para manter o atendimento aos usuários da rede municipal de saúde, em Jaguariúna, começa a ser normalizado, após um período em que houve falta de medicamentos e insumos ao longo de 2016, segundo a Prefeitura de Jaguariúna. De acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o desabastecimento dos estoques ocorreu devido a débitos que a administração anterior  deixou com fornecedores.

“Tivemos um período de negociações com os fornecedores e começamos o ano quase sem estoque, mas hoje já chegamos aos 50% dos itens padronizados pelos SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, no período de apenas um mês investimos cerca de R$ 270 mil e estamos resgatando as condições de atendimento com insulinas, antidepressivos, ansiolíticos e medicamentos para problemas cardíacos, de tireoide e outros”, explica a secretária.

Dessa forma, garante Maria do Carmo, a Prefeitura está trabalhando para regularizar a situação. “Recebemos aqui na saúde neste primeiro mês vários pacientes que utilizam medicações de uso contínuo, que já estavam comprando do próprio bolso há mais de dois meses, mesmo não tendo condições de manter esse gasto no orçamento familiar”. Ainda de acordo com a secretária, novas aquisições de medicamentos já estão em andamento, enquanto para outras falta apenas a entrega.

Matéria: ASCOM

 

Comentários