Estudantes conhecem logística portuária em visita ao Porto de Santos

Um grupo de 63 alunos da Faculdade de Jaguariúna – FAJ teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do sistema de transporte marítimo no Brasil e a logística portuária de grande escala. A experiência prática foi vivida por 36 estudantes do curso de Administração e por 27 alunos do curso técnico de Logística do Pronatec, em visita ao Porto de Santos, no litoral paulista, no sábado, 6.

Porto-santos

A visita técnica, realizada duas vezes ao ano pelo curso de Administração da FAJ, possibilitou aos alunos conhecer um dos principais portos do Brasil e as instalações das vias de entrada de mercadorias no País. “Uma atividade como esta mostra ao aluno que existe vida fora da sala de aula, pois traz sentido e vivência prática ao aprendizado do curso”, comentou o coordenador do curso de Administração, professor Alexandre Campos, que acompanhou as turmas.

Durante a visita, os estudantes puderam presenciar chegadas e manobras de espera de navios que traziam mercadorias como cimento, grãos, entre outros tipos de cargas. “Eles puderam verificar as condições íngremes do Porto de Santos e entender um pouco sobre o fluxo do comércio de mercadorias no Brasil. Ao mesmo tempo, apreciaram alguns navios de turismo que estavam embarcando em nossa costa antes de seguir viagem pelo mundo”, conta o docente.

Inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, o Porto de Santos não parou de se expandir, atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país, aparecimento e desaparecimento de tipos de carga, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres. Açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, granéis líquidos diversos, em milhões de quilos e litros, têm feito o cotidiano do porto, que já movimentou mais de um bilhão de toneladas de cargas diversas, de 1892 até hoje.

 

Comentários