Estudantes do Unasp desenvolvem projeto de memórias sobre Holambra

Alunos do 1º semestre do curso de Rádio e TV do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro Coelho, realizaram durante os últimos meses o projeto “Resgate da memória como um meio de preservação histórica da imigração holandesa na cidade de Holambra”. O trabalho, que envolveu cerca de 45 estudantes, fez parte do Projeto Integrado, que atua de forma interdisciplinar e contempla a participação de vários dos temas acompanhados por eles durante o período.

O objetivo foi documentar as memórias dos moradores da cidade sobre a imigração holandesa e preservar a história da cidade por meio de registros textuais, sonoros e fotográficos em diferentes aspectos.

De acordo com o professor da faculdade e responsável pelo projeto, Rogério Furlan, Holambra foi escolhida como tema devido à sua relevância no processo migratório. “Só temos a agradecer a ajuda do departamento municipal de Cultura. Esse contato fez com que o trabalho tomasse dimensões de um Projeto de Extensão Universitária”, disse.

Rogério explica ainda que a turma foi dividida em quatro grupos e foram sorteados os diferentes aspectos que seriam abordados no projeto – incluindo política, economia, educação e cultura. As apresentações dos resultados das pesquisas aconteceram nos dias 13 e 14 de junho. Cada grupo criou um stand de acordo com sua temática.

 

Comentários