Evento em comemoração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista é realizado em Jaguariúna

Reportagem: Susi Baião
Fotos: Susi Baião

Evento em comemoração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, foi comemorado na manhã deste sábado (5), em uma sessão solene no Boulevard do Centro Cultural da cidade e contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade local.

A iniciativa conjunta dos vereadores Ton Proencio e Walter Tozzi foi responsável por trazer à tona a grandiosidade desse movimento histórico tão significativo para o estado de São Paulo. O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, compareceu à cerimônia para fortalecer o apoio da administração municipal à valorização da história e da cultura da região.

Também marcaram presença no evento, o presidente da Câmara de vereadores, Romilson Silva, Dr. Carlos Alberto Maciel Romagnoli (Presidente da Sociedade de Veteranos 1932), Sargento Tacísio Candido de Aguiar (Diretor Institucional da Sociedade dos Veteranos 1932 M.M.D.C.) Tenente Marllon Roberto Ribeiro (Diretor do Núcleo M.M.D. C. Heróis de 32).

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um dos episódios mais importantes da história brasileira, tendo como objetivo principal a luta pela promulgação de uma nova Constituição para o país. O contorno do movimento com a participação de diversos segmentos da sociedade paulista, unidos em busca de mudanças políticas e sociais.

A solenidade em Jaguariúna trouxe momentos de emoção e reflexão sobre a importância desse evento histórico. Uma das atrações marcantes foi a apresentação da Banda da Polícia Militar do CPI 2 de Campinas, que emocionou o público presente com suas músicas inspiradas e tradicionais. A música da banda gerou um sentimento de orgulho e pertencimento aos valores cívicos e históricos da nação.

Além das apresentações culturais, a cerimônia foi marcada pela homenagem a diversas personalidades que se destacaram por seus serviços prestados à comunidade local. Entre os homenageados estavam nomes de pessoas e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento e o bem-estar de Jaguariúna.

Os s homenageados, foram :Kariston de Oliveira Fiori, Láercio José Gothardo, Murilo Cerri Ramos, Nelson Roberto Patrocínio da Silva, Manoel Alberto Barreiros Azevedo, Tomaz de Aquino Pires, Walter Tozzi de Camargo, prefeito Gustavo Reis, Maria Auxiliadora Zanin, Tacisio Chiavegato, Antonio Roberto Torrecilas Alves, Elcio Shiyoiti Hirano, Jonas Manoel, José Relson de Oliveira, Padre Ademir Bernardelli, Tenente Wadson Rafael da Silva, Valmir Rodrigues dos Santos, Juiz da Comarca de Jaguariúna, Marcelo Forli Fortuna, Ever Timóteo Ortiz Vera e Maria do Carmo Santiago.

O evento em comemoração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista em Jaguariúna certamente deixou um legado de orgulho e patriotismo para toda a comunidade. O resgate desse marco histórico foi uma oportunidade para fortalecer os valores cívicos e culturais da região, inspirando as gerações presentes e futuramente a conquistarem e preservarem suas raízes.