Evento marca lançamento do livro “Jaguariúna Cidade de Oportunidades”


Prefeitura lança livro que traduz em palavras e fotos o passado e o presente de uma cidade do futuro

Matéria: Kely Bezerra

Na noite desta quarta-feira (23/10) aconteceu a cerimônia de lançamento do livro “Jaguariúna Cidade de Oportunidades”. O livro, que é bilíngue, aborda aspectos históricos, geográficos, culturais de Jaguariúna e todo o desenvolvimento do município ao longo da história. A cerimônia, realizada no Hotel Matiz, reuniu empresários e investidores de toda região.

Valdir Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaguariúna, é o idealizador que tem como objetivo fomentar os investimentos no município. Para ele, “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem como papel principal trabalhar economia, apresentar a cidade e buscar novos investidores. Mas nós não tínhamos um material publicitário, e houve a ideia de ter e construir o material. Nesta obra não há um centavo público, tudo privado, desde a construção, execução do projeto até o coquetel desta noite. Agora sim a cidade tem um material à sua altura”, finaliza.

Para João Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ), com a história colocada em um livro fica mais fácil mostrar para os empresários o porquê de investir na cidade. “Fico feliz de o livro ser bilíngue porque hoje o mundo fala inglês e isso facilita para os grandes empresários, para as pessoas que querem ter o primeiro contato com Jaguariúna saber se é realmente importante para elas fincarem raízes e fazerem o seu investimento” declara.

De acordo com o Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o livro reforça o desejo do município em crescer e em se desenvolver. “Crescer, de forma ordenada e planejada, é uma meta que nós temos. Atrair novas empresas e novos investidores é também gerar mais oportunidades e empregos para todos os moradores”, afirmou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, os pilares de uma administração pública de excelência são saúde, educação e segurança sem perder a qualidade de vida. E a cidade de oportunidades também está focada no bem-estar da população.

Resultados e crescimento

Durante a cerimônia, o prefeito realizou uma apresentação na qual mostrou os índices de aprovação da cidade. Jaguariúna está em primeiro lugar no ranking do Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT) da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em Educação Pública e Saúde Pública e em terceiro lugar na Guarda Municipal. Todos avaliado com alto grau de satisfação.

Também lembrou a todos os presentes que Jaguariúna tem o selo Cidade Amiga do Idoso concedido pela Organização Mundial de Saúde. E que somente seis cidades em todo o Brasil tem esse selo e é única cidade da região sudeste a integrar a rede global de cidades amigas do idoso. E está no Ranking da Urban Systems divulgado pela Revista Exame como a Cidade mais Conectada e Inteligente do Brasil.

Para melhorar o atendimento dos usuários foram construídas cinco novas Unidades Básica de Saúde (UBS’s) nos bairros, Cruzeiro do Sul, Roseira de Cima, Zambon, Nova Jaguariúna e Fontanella. Também foram construídas cinco novas creches nos bairros Berlim, Nova Jaguariúna, Capotuna, Cruzeiro do Sul e Parque dos Ipês e a pouco tempo foi inaugurado o Centro de Operações da Polícia Municipal (COI) para dar mais segurança aos cidadãos.

Todos esses indicadores mostra o diferencial de Jaguariúna na concorrência entre os municípios para novos investidores e o porquê deste livro.

 

Comentários