Evento Sobre Mesa Posta na Casa Parati

A arte de pôr a mesa

A profissional de marketing Thamara D’Angierie, os empresários Roberto Mencarini (Beto), Vera Mencarini, Gisela Mencarini (Gisa) e Patrícia Gerolomo (Paty), promoveram na última quinta-feira, 28, o Mesa Posta, projeto que promete promover convivência e completa experiência no ato de receber bem. O evento aconteceu na Casa Parati, no bairro Jardim Dona Luiza, em Jaguariúna.

Para o proprietário da Casa Parati, Beto Mencarini, esta “é a primeira vez que a gente abre as portas para fazer um curso mostrando alguns produtos com os quais a gente trabalha aqui. No caso, mesa posta e aperitivo. Então, a nossa ideia é que a Casa Parati – como o próprio nome diz: casa para ti, para você, esse é o significado –, quer se tornar um ambiente gostoso para que as pessoas venham e se sintam um pouquinho na casa delas. Que fiquem à vontade! Além de ser uma loja, tem também um espaço para que se possamos promover oficinas e eventos gostosos como o de hoje. Aqui nós estamos abertos para receber as pessoas para realizarem cursos, oficinas e confraternizações. É um espaço aberto que a cidade de Jaguariúna ganha”.

“A ideia surgiu de uma conversa informal entre amigos que viram a necessidade que as pessoas têm de aprenderem como montar uma mesa, receber os amigos, fazer um churrasco, montar uma mesa de aperitivos. Cada vez mais, as pessoas estão ficando em casa e recebendo amigos. Então, por que não reunir pessoas que têm o desejo de aprender a fazer isso em uma noite agradável e cheia de parceiros? Outra coisa: Antigamente, as louças eram caríssimas e só havia as brancas com um filete de ouro. Hoje, as empresas fabricantes de porcelanas estão investindo em produtos acessíveis e de várias cores e formas. E aqui, na Casa Parati, você encontra vários itens para compor a sua mesa”, diz Thamara.

No evento, falou-se sobre a decoração, organização e os detalhes de uma mesa posta.  Ser um anfitrião vai muito além de apresentar uma mesa decorada e organizada com sousplat e louças finas. É necessário também ter excelência na recepção e conhecer etiqueta social.

Gisa Mencarini e Vera Mencarini falaram em como montar uma mesa elegante, com tudo o que temos em casa. Já Paty Gerolomo ensinou como preparar e servir alguns aperitivos aos convidados.

Assim, para fazer bonito com seus convidados, confira algumas dicas para preparar a sua mesa posta.

Paty Gerolomo

Trazer sofisticação na simplicidade. Eu trouxe uma proposta de mesa informal e digo para a pessoa brincar, se apaixonar e namorar a mesa. Não precisa necessariamente ser uma mesa cara. Os produtos devem ser bons e a apresentação maravilhosa. E não esquecer que o anfitrião representa cinquenta por cento do sucesso da festa.  Seja criativa: Use garrafas de vidro, potes de geleia, suporte de doces; tudo se transforma se você pensar em possibilidades. Não se preocupe com louças ou copos diferentes, vale mesclar, ter pegada intimista, colocar itens de uso pessoal. É um charme usar xícaras de café diferentes.

Gisa Mencarini

O que eu falo é que você não precisa ter jogos completos, você pode usar a sua criatividade e fazer uma brincadeira com o que você tem. Eu sempre digo e repito: Menos é mais. A nossa vida é muito corrida, mas você pode apresentar coisas bonitas, baratas e acessíveis. Quando montamos uma mesa nós precisamos querer acolher o nosso convidado, que ele se sinta querido. A proposta da mesa posta é a criatividade e a personalidade do anfitrião. Você pode optar por utilizar uma toalha de mesa bonita ou, caso o tampo da mesa seja belo, ou você queira criar uma decoração moderna, utilizar jogos americanos para cada convidado.

Vera Mencarini

O evento de hoje é mais para tirar as dúvidas das pessoas, tais como: Qual a quantidade certa de bebida que se coloca em um copo? Qual a posição dos talheres?  Eu amo mexer com mesa. Decoração, então… Para mim é um prazer poder passar esse conhecimento. Para preparar uma mesa bonita, você não precisa de um aparelho de jantar completo: você precisa respeitar a paleta das cores, ter bom senso e elegância e não exagerar. As flores têm que estar a uma altura que você possa enxergar a pessoa que está sentada na sua frente. Então, as flores têm que ser sempre baixinhas e delicadas. Hoje, a arrumação da mesa é muito flexível.

A mesa ficará deslumbrante com essas dicas, mas lembre-se: O que importa é se divertir. Escolha elementos que conversem entre si, capriche na decoração e não ligue se você não tiver todas as peças de um aparelho de jantar formal. A mesa posta vai refletir o capricho que você aplicou nela e certamente seus convidados ficarão encantados com seus cuidados!

Matéria: Kely Bezerra

Fotos: Marco – Atemporal Fotografias 

Beto Mencarini, Vera Mencarini, Gisa Mencarini, Thamara D’Angierie e Paty Gerolomo

Parcerias

@vinicolasalton

@trecuoribuffet

@atelier_gisa

@thamara

@lojacasaparati

@atemporalfotos

@rosahelenacl

@michelleartuzzi

@arteedocuradanialiberti

 

Comentários