Evento sobre prevenção ao uso de drogas abre a série de Diálogos Formativos
Crédito Foto: Arquivo PMC
Encontro será no dia 26, às 9h, no Salão Vermelho. Formação será feita em três etapas: sensibilização, mapeamento e apresentação dos resultados
Além de palestra, evento terá atividade reflexiva e a apresentação das oficinas interativas para mapeamento do problema no serviço público
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realiza, no dia 26 de fevereiro, às 9h, no Salão Vermelho, o primeiro evento da série Diálogos Formativos, que tem como objetivo promover treinamentos sobre assuntos diversos para os servidores. O tema de abertura será “Abuso de substâncias psicoativas – trilhando a prevenção no serviço público”.
Esta edição do Diálogos Formativos é uma ação da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e do programa Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido), conta com apoio do ISSUP (International Society of Substance Use Professionals), Cruz Azul e Freemind Espírito e Unidade.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/3UNAlgT . Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a EGDS pelo telefone 2515-7130 ou (19) 2515-7131.
“Essa formação será dividida em três etapas, que são a sensibilização, o mapeamento e a apresentação dos resultados e conclusões e a escolha do tema se deu por ser uma questão de saúde, que traz inúmeros prejuízos para os usuários. E preciso sensibilizar, principalmente os gestores, como enfrentar o desafio de identificar esses profissionais, abordar, encaminhar e contribuir na reintegração no local de trabalho”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados (DAGPI).
O evento contará com a participação do Dr. João Paulo Becker Lotufo, que vai abordar o tema “Fortalecendo olhares sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas”. Lotufo é coordenador dos projetos antitabágicos do Hospital Universitário da USP e do “Dr. Bartô e os Doutores da Saúde”, além de ser representante da Sociedade Brasileira de Pediatria para assuntos sobre álcool, tabaco e outras drogas.
Além da palestra, haverá uma atividade reflexiva e a apresentação das oficinas interativas para mapeamento do problema no serviço público.
“A atividade é aberta a todos os servidores. Para lidar com este problema, que é o uso de drogas, é essencial que todos saibam sobre o tema e compreendam que a dependência química não é um desvio de caráter, mas sim uma enfermidade”, completou Custódio. “O convite está aberto e espero que os servidores abracem essa causa”.
Programa Elos
A Prefeitura de Campinas conta, desde 2021, com o programa Elos (Estratégias de Prevenção, Laços de Família Fortalecidos, Orientações aos Gestores, Servidor Acolhido), voltado exclusivamente para os servidores.
O ingresso ao programa é por procura espontânea, indicação da chefia ou busca ativa e o trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, que acompanha o servidor em todas as etapas do atendimento.
O Elos é desenvolvido em três pilares: gestão, servidor e família. O programa também está integrado a políticas públicas de saúde e assistência e direitos humanos, já consolidadas no município.