Exército realiza simulado em Paulínia para segurança das Olimpíadas

exercitoEm preparação para os Jogos Olímpicos no Rio 2016, o Exército Brasileiro realizou treinamentos de combate ao terrorismo na noite desta segunda-feira, dia 23 de maio, em Paulínia.

O grupo usou as estruturas da sede da prefeitura e do Theatro Municipal “Paulo Gracindo” para as tarefas a última antes dos jogos em agosto, no Rio. Foi feito um simulado envolvendo um ato terrorista com reféns dentro do teatro. A sede da Secretaria Municipal da Segurança foi transformada em um gabinete de crise.

Guardas municipais e agentes da Defesa Civil do município, além de policiais militares, agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Bombeiros e Polícia Federal, participaram do evento. Ao todo, 400 homens estavam no local.

Segundo o secretário da Segurança Pública de Paulínia, o treinamento é necessário porque o país vai receber o evento esportivo e não está ileso de um ataque. “Esse é um momento único para a corporação da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Defesa Civil da cidade, que ganharam experiências com esta atividade, pois a qualidade e precisão das Forças de Segurança são inquestionáveis”, disse o secretário.

Do gabinete de crise, saíram todas as ordens para o simulado que ocorria no teatro. Diversas medidas de segurança foram tomadas, mas o local precisou ser invadido e os reféns liberados após as negociações fracassarem. “Com esta preparação, damos a melhor resposta possível à sociedade, seja pela tomada de um refém por um terrorista, seja por qualquer outro elemento”, disse o capitão De Freitas, comandante das operações dentro do teatro.

Matéria: Assessoria de Comunicação de Paulínia

 

 

Comentários