Expoflora apresenta as plantas como a grande tendência do mercado

Deus cria as espécies de  flores  e  plantas, e o  homem, as novas variedades. Essa parceria tem sido muito produtiva para o mercado de flores, que todos os anos apresenta lindas novidades ao público por meio da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais realizada em Holambra, interior de São Paulo.

O evento será realizado de 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. Holambra fica a 140 km da capital paulista e a 40 km de Campinas. São esperados 300 mil visitantes. A 33ª edição da Expoflora tem o patrocínio da Ypê, Coca-Cola, Amstel, Cristal e Ultragaz e apoio da Prefeitura Municipal da Estância. Turística de Holambra.

A tendência da floricultura nacional em 2014 é marcada pelas miniplantas que chegam como novas variedades ou, simplesmente, plantadas em pequenos vasos para que fiquem menores. São vários os produtos oferecidos na versão minilírios,antúrios, kalanchoes, sansevieria, orquídeas e cactus, entre outros. Já os lançamentos trazem muitas espécies com novas variedades.

Entre eles, destaque para as dálias de vaso e de corte, para brasileiríssima sálvia, para a alocácia e o tomate heart, que nasce na forma de coração. Tem também novidades em rosas brancas e colorida, em lírios, antúrios, orquídeas, anêmonas e ranúnculos. Um espetáculo de cores, magia e alegria, parafraseando o tema da exposição de arranjos florais.

PESQUISA E CRESCIMENTO DO MERCADO
“O lançamento de produtos novos no mercado exige pesquisa e desenvolvimento de variedades que se adaptem satisfatoriamente e alcancem os resultados esperados. Isso demanda tempo, estudos e investimentos. Para o produtor chegar a estes resultados, teve que antever este cenário. Buscar informações de mercado, fazer um verdadeiro planejamento futuro para ir ao encontro ao que os profissionais e consumidores procuravam”, explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da Cooperativa Veiling de Holambra que, juntamente com a Coperflora, responde por 50% de todo o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais.

Apenas na Cooperativa Veiling já constam do catálogo de produtos as versões mini do ananás, aspargo, cactus – inclusive do mandacaru -, crisântemo, cyclamen, orquídea denphalaen, girassol, ixora amarela e vermelha, violeta, kalanchoe e kalanchoe dobrado, samambaia havaiana e schefflera (arbusto). No mercado estão disponíveis, também, minivioletas, bico de papagaio, alocácias e gérberas.

São as novidades e as tendências que movimentam a floricultura nacional. Apesar da falta de mão de obra especializada e de chuvas na região Sudeste, grande produtora, o mercado deve crescer de 8% a 10% este ano, na mais pessimista das previsões. A Expoflora é a grande vitrine para que isso aconteça, pois permite apresentar ao mercado as novidades do setor e avaliar a opinião do público consumidor.

 

Comentários