Exposição de arranjos florais da Expoflora resgata cultura e tradições holandesas

A Exposição de arranjos é uma das principais atrações da Expoflora. Este ano, sob o comando dos artistas florais e decoradores Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, uma equipe de 22 pessoas criou 12 cenários em uma área de 750 m². Eles estimam o uso de aproximadamente 2.000 vasos de flores e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies diferentes para, por meio de arranjos de todos os tamanhos, contar sobre os costumes e as tradições holandesas: a gastronomia, as porcelanas da cidade de Delft, a paixão pelo futebol, os famosos cafés de Amsterdã, a cidade que deu fama ao queijo Gouda, a Família Real, os esportes na neve e a navegação. A Expoflora acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, interior de São Paulo. Os ingressos custam R$ 52,00 e são vendidos nas bilheterias, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.

O primeiro cenário traz as “louças azuis”, ou melhor, a porcelana produzida na cidade de Delft (“Delft Blue”) desde o século XVII. Em seu apogeu, havia 33 fábricas em Delft. Hoje, a única que ainda resta é a Royal Delft. O cenário traz os “beijoqueiros”, a “camponesa”, os “moinhos”, pratos e tamancos, tudo decorando uma praça na qual o food truck vende pratos e snacks típicos, como o salsichão e linguiças holandesas, o frikandel, o kroket, batata frita, queijos, o Oliebollen e o stroopwafel.

O segundo cenário traz um campo aberto de tulipas, um dos cartões postais dos Países Baixos. O terceiro cenário representa um típico café holandês e saúda o rock ’n’ roll. As xícaras e os pires pendem do lustre. Tonéis servem como floreiras. Nas prateleiras, garrafas de cerveja misturam-se aos vasos. As mesas são do tipo bistrô. Discos de vinil decoram as paredes ao lado de um poster da cantora brasileira Lilian Vieira – muito conhecida na Holanda -, além de objetos.

O quarto cenário é um grito de alerta: SOS Amazônia. O ambiente foi criado na cor vermelha para remeter às queimadas e chamar a atenção para a floresta que desperta a preocupação de vários países. As “chamas” são feitas de poinsettias, aspleniuns e rosas. O apelo dos decoradores é pela paz, por mais amor, pela união e amizade.

O cenário cinco homenageia o futebol, paixão tanto dos brasileiros quanto dos holandeses. Painéis em preto e branco trazem o ícone Pelé e o craque holandês Johan Cruijff e bolas de futebol. As flores e plantas são todas verdes e brancas. Entre elas, antúrios, molucela, crisântemo pinóquio, hortênsia e gérberas.

O sexto cenário retrata um autêntico mercado da cidade de Gouda, conhecida pelo queijo de mesmo nome (pronuncia-se “rráuda”). É berço, também, da bolacha stroopwafel, uma delícia cuja receita original é de 1784. Nesse mercado, os queijos são vendidos pelo preço determinado pela quantidade de batidas de mão. Os queijos são transportados nos ombros, em gôndolas, e levados do armazém para carros e carroças. O espaço traz samambaias e rosas. Muitas rosas.

O sétimo cenário é destinado à apresentação dos lançamentos e das novidades de flores e plantas na Expoflora 2019: begônias de folhas verdes com brilho acetinado na frente e vermelho aveludado no verso; a cravínea Pink Kisses, miniatura de cravo no formato de beijo; a petúnia Lightning Sky, Glacier Sky e Pink Sky; a sansevieria Estrela; flor do campo Tinga Pink White e a Veronica.

Destaque também para a Samambaia Azul, para os ranúnculos, para a amorina, as angelônias, o rosário, os coleus, as portulacas, os Limoniuns coloridos, para os aspleniuns e para os hibiscos Petit Orange. Tem flores novas com nomes diferentes, como a Ammi Majus Dara, a Calipetite (mini Calibrachoa), a Pilea, a tulipa Lalibela, a Gynura, a Pagoda, a Orquídea Dendrobium Nobile, a ofélia e os lírios Tabledance, Tarrango e Dobrados (com o dobro de pétalas).

No cenário oito, os decoradores fazem referência ao Natal dos holandeses. O personagem principal, Sinterklaas, se veste de vermelho, tem barba branca, cajado, traz presentes, tem ajudantes, mas não é Papai Noel. Sinterklaas é São Nicolau, um bispo espanhol que chega de navio. A tradição data do século XIV e é celebrada em 5 de dezembro, véspera da data da morte do santo. Ele entrega presentes somente para as crianças que se comportam durante o ano. Seus ajudantes são os Pedros Negros.

A festa do Dia do Rei, comemorado em 27 de abril, data do aniversário do monarca, é apresentada no cenário nove. Um grande painel traz a foto do rei Willem-Alexander e da rainha Máxima, assim como fotos das comemorações que ocorrem em todo o país. A cor do ambiente e das flores é a laranja, a mesma da realeza.

Na Holanda, a bicicleta é mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida que cresce ano a ano e que cada vez conta com mais usuários. Assim, o veículo de duas rodas ganhou um cenário, o 10, para ser lembrada. Bicicletas coloridas estão pelo chão e no teto.

O cenário 11 traz os esportes de inverno, como a patinação no gelo. No inverno, pode-se patinar até pelos canais congelados – hoje, mais raros, devido ao aquecimento global. Para a ambientação, tuias e buxinhos mesclados aos kalanchoes e crisântemos brancos, como se estivessem cobertos por neve.

O cenário 12 representa a tenda de rua onde são vendidos peixes, como a enguia defumada e o haring curtido na salmoura. O último ambiente, o 13, foi reservado para os descobrimentos marítimos, devido à tradição holandesa de se aventurar pelos mares. Os artistas lembram a história de três adolescentes que queriam ser marinheiros.

Conta a lenda que eles entraram escondidos no navio e partiram para conhecer o mundo, até serem descobertos pelo capitão. A decoração traz o globo terrestre, bússolas e uma caravela. As flores e plantas são tropicais, como as orquídeas, bromélias, violetas e impatiens.

SERVIÇO
38ª Expoflora
Localização: Holambra – SP
Data: 30 de agosto a 29 de setembro de 2019, de sexta a domingo
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 52,00 na bilheteria, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br
Ingressos para grupos: (19) 3802-1499 / 98115-1294 / 98114-9783 / 98168- 3600 e centraldereservas@expoflora.com.br, laercio@expoflora.com.br ereservas@expoflora.com.br.
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

 

Comentários