Exposição ‘Desafios ao Olhar’ atrai 20 mil pessoas

A exposição Op-Art – Desafios ao Olhar, no Parque D. Pedro Shopping, o centro de compras, entretenimento, lazer e de gastronomia mais completo da região de Campinas, já foi vista por quase 20 mil pessoas. A mostra, com entrada franca pode ser conferida até o dia 31 deste mês e reúne objetos e 22 obras que representam o movimento da optical art ou arte ótica surgido no final da década de 1950 e que tem a repetição de formas e o uso do preto e branco como principais características.

Com curadoria de Denise Mattar, a mostra, montada pela primeira vez fora de  um museu, reúne obras de dois artistas históricos: o brasileiro Luiz Sacilotto (morto em 2003) e o argentino Antonio Asis, e de três artistas contemporâneos: Yuli Geszti, Roma Drumond e Duda Rosa, que fixou residência em Campinas, onde vive e trabalha.

“A exposição dentro do shopping é uma iniciativa pioneira, que, tenho a certeza, alcançará grande sucesso, pois nada supera o poder encantador e transformador da verdadeira arte.”, enfatiza Denise, que já passou pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro e foi responsável por mostras retrospectivas independentes como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Pancetti, Anita Malfatti e Alfredo Volpi, entre outros.

Para a gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping, Alessandra Daga, a mostra Op-Art – Desafios ao Olhar está dentro da proposta do empreendimento de oferecer atrações inéditas para Campinas e região, além de um incentivo à cultura.

O estilo artístico influenciou outras áreas, como design, publicidade, arquitetura e moda. Esta influência poderá ser vista na exposição Op-Art – Desafios ao Olhar, através de peças inusitadas como pratos, luminárias, almofadas e até skates que compõem a mostra.  O estilo artístico está presente ainda em roupas e acessórios ‘vintage’, entre eles óculos, pulseiras, calçados, gravatas e lenços (foulard) em seda.  Um banco criado por Julien Becquart e um painel com impressos em Op-Art completam a exposição.

Antonio Asis, Luiz Sacilotto (1924-2003), Yuli Geszti, Roma Drumond, Duda Rosa são os artistas que possuem obras em exposição.

 

 

 

Serviço

Op-Art – Desafios ao Olhar

Quando: de 14 a 31 de março

Onde: Praça de Eventos da Alameda Parque D. Pedro

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h

Entrada gratuita

 

 

Comentários