Exposição traz Trekker Trek em imagens

Os visitantes da edição 2014 da Expoflora terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um exporte tradicional na Holanda e em suas colônias espalhadas pelo mundo, o Trekker Trek. Uma iniciativa dos fotógrafos Uéber Rosário e Osvaldo Furiatto em parceria com o Museu Holambra e a Associação Brasileira de Trekker Trek (ABTT) criou a exposição fotográfica “Trekker Trek 2014 em Imagens”.

A exposição tem como tema a edição 2014 do esporte, realizada em Holambra. O objetivo principal é contar, através da visão dos dois fotógrafos, um pouco mais sobre o esporte movido a disputas de força das máquinas e destreza dos pilotos. Ao todo foram 31 equipes disputando várias provas durante o dia todo. “A quantidade de provas e a vontade de vencer dos pilotos rendeu belas imagens”, relata Uéber sobre as fotos selecionadas para a exposição.

Outro ponto relevante da exposição será a possibilidade de mais pessoas conhecerem sobre o esporte que além de ser tradição, é uma grande festa familiar. Osvaldo lembra também que “quem estava lá do no dia da competição poderá relembrar um pouco das disputas através das nossas fotos”.

A exposição “Trekker Trek 2014 em Imagens” é composta por 30 fotos, sendo 15 de cada fotógrafo, e poderão ser vistas no Museu Holambra, dentro do próprio recinto a Expoflora. Neste período é necessária a compra de ingresso da Expoflora para visitar o museu. O evento acontece de 28 de agosto a 29 de setembro sempre as sextas, sábados e domingos, das 9 às 19 horas.

FOTÓGRAFOS
Uéber Rosário é um observador da natureza, busca retratar situações do dia a dia, registrar pessoas e acontecimentos, defende por principio o uso de bons equipamentos e a atualização constante em técnicas de iluminação e fotometria, considera que aliar tecnologia e conhecimento resulta em maior criatividade de enquadramento e valoriza exposição de uma imagem. Com grande atuação no tema esportes, Uéber registrou a Trekker Trek logo após encerrar sua cobertura como fotojornalista da Copa do Mundo 2014.

Osvaldo Furiatto é fotógrafo e designer. Com 23 anos de experiência no mundo da imagem, começou na publicidade. Três anos depois entrou para o meio jornalístico como ilustrador. Há cinco anos trabalha profissionalmente com fotografia, sendo pouco mais de três anos tendo as motocicletas como um dos principais temas retratados. Osvaldo também tem o esporte como um dos principais temas da carreira e junto com Uéber, mostra sua visão da Trekker Trek.

MUSEU HOLAMBRA
No museu você pode conhecer mais da história de Holambra, cidade fundada pelos holandeses em 1948. O Foto Hall do museu conta tudo sobre a imigração e colonização holandesa através de uma grande exposição de fotos, filmes e objetos. Ao ar livre há maquinários e tratores antigos. Lá também podem ser encontradas réplicas de casas devidamente mobiliadas ao estilo da época. Andando dentro dessas casinhas você pode experimentar na pele como era a vida dos primeiros imigrantes.

TREKKER TREK
O Trekker Trek é uma competição com tratores que tem origem nos Estados Unidos no início do século XX, quando os fazendeiros criaram uma prova em que o objetivo era puxar uma pedra grande à maior distância possível. Na década de 70, o esporte foi para a Europa, sendo iniciado primeiramente na Holanda. Foi de lá que os descendentes que vivem em Holambra trouxeram o esporte, em 1992. No início, era apenas uma brincadeira entre os moradores, mas agora é uma tradição anual da cidade. Para organizar a competição e estabelecer regras de disputa foi criada a Associação Brasileira de Trekker Trek (ABTT), organizadora do evento, em 1999. Hoje, várias cidades do Brasil já têm provas de Trekker Trek.

 

Comentários