Exposição “Uma Capela no Caminho”, do premiado fotógrafo Guilherme Baffi, chega a Jaguariúna

Fotógrafo Guilherme Baffi

Acervo retrata religiosidade da população em vários municípios paulistas, destacando arquitetura e arte em patrimônios históricos de grande valor cultural.

Não há um só município brasileiro onde capelas, igrejas e templos não façam parte da paisagem, expressando a religiosidade de um povo, seja numa minúscula comunidade ou numa cidade com ares de metrópole. A gente vê e sabe que elas existem, mas percebê-las em detalhes é uma tarefa que poucos conseguem.

É aí que entra o olhar atento e o faro aguçado do experiente e premiado fotógrafo Guilherme Baffi, que traz ao Teatro Municipal de Jaguariúna, de 21 de agosto a 4 de setembro, a exposição fotográfica “Uma Capela no caminho”. A visitação será aberta ao público – entrada gratuita – das 13h às 17h, e também durante os eventos que ocorrerem no teatro, nesse período.

Guilherme Baffi herdou o gosto pela fotografia de seu pai, Edson Baffi, um dos fotógrafos mais respeitados de São José do Rio Preto e região. Ocupante da cadeira número 15 na Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Edson Baffi foi um artista das lentes que revelou enorme sensibilidade para registrar a poesia da cidade, destacando a importância dos acontecimentos cotidianos.

APOIOS

Os cliques de Guilherme Baffi são o resultado de suas andanças por São José do Rio Preto, Mirassol, Votuporanga, Jaguariúna e Holambra. A exposição itinerante tem o apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), é realizada com verba do ProAC/SP (Programa de Incentivo à Cultura no Estado de São Paulo) e é oficialmente patrocinada pelas empresas Natural Life, Kodilar, Itamarati, Rede Sol, Arco Íris e Hidroveda.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, é uma alegria para Jaguariúna receber um projeto artístico inédito, de elevado nível estético e cultural. “A exposição é uma excelente oportunidade para a população conhecer de perto o trabalho de um premiado fotógrafo que pela primeira vez traz suas imagens para a nossa cidade”, destacou.

Além da exposição, no dia 20 de agosto, às 16h, Guilherme Baffi ministrará um workshop sobre a arte de fotografar para alunos do curso de Fotografia da Escola das Artes de Jaguariúna. Ali, revelará o que lhe chamou a atenção para registrar as belíssimas imagens durante as viagens que fez por diferentes regiões em solo paulista. Além da religião, as 50 capelas fotografadas revelam detalhes sobre a época em que foram erguidas e detalhes da ação do tempo.

O projeto é também uma forma de instigar e estimular os visitantes a trilharem o caminho da fotografia. “Sem preconceitos ou barreiras religiosas, essa exposição é um convite para que todos busquem as histórias contadas por essas construções, que resistem ao tempo e reúnem arquitetura, arte e cultura. É um programa para toda a família, independente de religião”, explica o fotógrafo.

 

Comentários