Faculdade das Flores de Holambra iniciou atividades na segunda, 14

A Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH), primeira Faculdade das Flores do Brasil, iniciou suas atividades na segunda-feira, em 14 de agosto, com Aula Magna para os estudantes matriculados na disciplina de Agronegócios com ênfase em Horticultura. O curso superior terá duração de dois anos e meio com uma carga horária total de 2.800 horas.

A primeira turma da Faculdade das Flores, a primeira instituição de ensino superior da história de Holambra, é composta por 50 alunos, que após formados poderão atuar nas áreas de produção rural, engenharia ambiental e agronômica ou como técnicos em ciências agrárias e meio ambiente. O vestibular, realizado no início de julho, recebeu mais de 100 inscrições.

Materializado esse ano por meio de parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), o sonho da primeira faculdade em território holambrense nasceu há quase dez anos – uma ideia do prefeito Fernando Fiori de Godoy, na época candidato a prefeito de Holambra pela primeira vez.

“Iniciamos um diálogo com a UNIFAJ em 2008. É um sonho antigo”, lembra Dr. Fernando. “A intenção, na época, era trazer para a cidade um polo da Universidade de Jaguariúna, aproximando o morador da oportunidade de cursar ensino superior”.

Segundo o prefeito, um trabalho forte foi desenvolvido nos últimos anos para viabilizar essa conquista inédita. O primeiro sonho, da faculdade, se somou a outro igualmente audacioso: o de criar em Holambra o primeiro curso de ensino superior focado exclusivamente na produção de flores.

“Reunimos muitas pessoas em torno desse projeto. É uma conquista de muitas mãos. Mas, acima de tudo, uma conquista de Holambra”, conta o prefeito – que chegou a buscar junto ao Estado, através do Centro Paula Souza, parceria para transformar plano em realidade. “A crise inviabilizou, naquele momento, o apoio do Estado, mas encontramos na UNIFAJ um parceiro forte, de credibilidade, qualidade e muita disposição pra fazer acontecer”.

Para o coordenador do curso e diretor da unidade, Geraldo Eysink, a FAAGROH inova ao focar seus esforços na atividade prática. “A instituição representa uma chance de mudarmos os paradigmas do ensino e fazer com que o aluno absorva todo o conhecimento através da prática. A Faculdade das Flores é uma novo marco na educação”, exalta.

A aula inaugural, prevista para começar às 19h30, será ministrada pelo palestrante Ubaldino Dantas Machado, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Ele é presidente da Cooperativa Educacional Ação Brasil (CEAB), da OSCIP Biotema Ciência e Tecnologia e do Centro Nacional de Inovação, Pesquisa, Extensão Rural e Agronegócio (CNIPEA).

A FAAGROH é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da publicação da Portaria nº 112 em fevereiro deste ano. A faculdade está localizada no bairro Fundão, antigo mini-sítio e conta com 3 mil metros quadrados de área construída.

Matéria: ASCOM

  

Comentários