Faculdade Municipal passa a ofertar vagas gratuitas por meio do SISU

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” está habilitada no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) a partir deste ano e os estudantes já podem se inscrever para concorrer a bolsas de estudos 100% gratuitas no segundo semestre de 2018.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação através do qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições estão abertas desta terça-feira, 12, até sexta-feira, 15.

A “Franco Montoro” participa pela primeira vez do Sisu e já está listada no site www.sisu.mec.gov.br com oferta de três vagas em cada um dos oitos cursos de graduação que a instituição mantém atualmente, totalizando 24 vagas.

O número de vagas é decidido pela direção das instituições de ensino, mas a seleção dos contemplados é feita pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. A classificação é feita segundo a nota obtida pelo candidato no Enem.

O procedimento é simples. O estudante se inscreve através do site do Sisu, podendo optar por escolher o curso ou a cidade. Uma vez feita a seleção, a lista é enviada às faculdades para que seja efetuada a matrícula, que também é gratuita.

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”, que também se beneficia da divulgação da instituição no site do programa, poderá receber estudantes beneficiados pelo Sisu não só de Mogi Guaçu, mas também de outras cidades.

PRIORIDADE

O diretor da “Franco Montoro”, Márcio Antonio Ferreira, que também é secretário de Governo, explica que a adesão ao Sisu não seria interessante se todos os cursos estivessem lotados, sobretudo porque não haveria disponibilidade de vagas a ofertar gratuitamente.

Por outro lado, em um segundo momento, conforme proposta em aberto, a meta do prefeito Walter Caveanha, fundador da Faculdade Municipal, é priorizar a oferta de vagas gratuitas para estudantes egressos das escolas públicas de Mogi Guaçu.

A “Franco Montoro” mantém atualmente, em nível de graduação, os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Nutrição e Psicologia.

A implantação do novo curso de Medicina já está aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e quando definitivamente criado também poderá disponibilizar vagas por meio do Sisu. O Conselho ainda analisa os pedidos para a criação de mais dois cursos: Música e Pedagogia.

 

Comentários