FAJ traça mapa de instalações de instituições sociais

Realizar uma análise das instalações de instituições sociais do ponto de vista da arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia ambiental, pedagogia e da gastronomia e elaborar propostas para a melhoria dos locais. Estas são as diretrizes do projeto social “Reconstruindo” desenvolvido por coordenadores, professores e alunos da Faculdade de Jaguariúna.

Há 17 anos a Instituição incentiva seus alunos por meio das diretrizes pedagógicas de seus cursos o desenvolvimento de projetos e ações sociais à comunidade. Assim como o projeto “Reconstruindo” outras dezenas de instituições sociais da região recebem de alguma forma o apoio prático dos alunos e especialistas da Faculdade de Jaguariúna.

Os trabalhos serão sempre realizados conjuntamente com alunos e professores, tendo como ideia central a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e a interação entre os estudantes dos diferentes cursos.

A primeira visita técnica do projeto ocorreu no sábado, dia 30 de abril, no Lar do Idoso São Vicente de Paulo, em Santo Antônio de Posse, com a participação de três coordenadores (arquitetura, engenharia civil e de engenharia ambiental), uma professora de ambiental, nove alunos de engenharia civil, sete alunos de arquitetura e um de gastronomia. Os participantes conheceram as instalações do local, bem como um pouco de sua dinâmica de funcionamento.

“A visita foi muito proveitosa, pois conseguimos aproximar alunos de diferentes cursos, pudemos conhecer o lar do idoso, aprender as peculiaridades de instituições desse caráter e saber mais sobre seu funcionamento nos bastidores. A partir dos dados levantados em análises do espaço construído e conversas com funcionários, administradores e moradores do local será elaborado um plano que promova uma melhor utilização das instalações existentes”, comenta a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Denise Geribello.

Matéria: Lucas Dal’Bó

 

Comentários