Família vive momento de terror dentro de carro ilhado em alagamento

Uma família de São José dos Campos (SP) viveu um momento de pânico durante a forte chuva que atingiu a região da Avenida Princesa d’Oeste, em Campinas (SP), na tarde deste domingo (11). A via alagou e o carro em que as três pessoas estavam ficou ilhado. Todas passam bem.

Um vídeo gravado pela aposentada Miriam Resende, que estava no carro com o marido e a filha, mostra a situação de pânico deles. A forte enxurrada chegou ao para-brisa do veículo.

Miriam conta que a família estava em um shopping e, na saída, acesso a avenida. Como são de outra cidade, não sabiam que a avenida é um ponto recorrente de alagamento. Com a elevação da água, o carro deles ficou ilhado. O único recurso foi ligar para o Corpo de Bombeiros.

“Moça, a gente vai morrer aqui, pelo amor de Deus”, diz a filha de Miriam, que fez a ligação para os bombeiros.

Em outro momento do vídeo, o marido de Miriam pede que ela reze. A água baixou após cerca de 30 minutos e a família saiu do carro. Os bombeiros não haviam chegado ao local.

“Foi um desespero, porque a água começou a pegar o para-brisa do carro e a gente tinha a impressão que ia morrer sufocado (…) Você entra em desespero e vai faltando ar, mas graças a Deus o pior não aconteceu”, disse Mirim à reportagem da EPTV.

A aposentada conta que outro carro foi arrastado e, por sorte, não atingiu o veículo em que ela e a família estava. “A gente nunca tinha passado por uma situação dessa”.

Pontos de alagamento e quedas de árvores

Chuva causou pontos de alagamento em Campinas neste domingo; Avenida Princesa d'Oeste foi afetada — Foto: Arquivo pessoal

Chuva causou pontos de alagamento em Campinas neste domingo; Avenida Princesa d’Oeste foi afetada — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a Defesa Civil, ao menos cinco árvores caíram nos bairros Botafogo, Jardim New York, Jardim São Pedro e Jardim Aliança por conta da chuva e do vendaval. O órgão informou que não houve registro de desabrigados ou desalojados até esta publicação.

Além da Princesa d’Oeste, a Rua Capitão Pedro de Alcântara, no bairro Ponte Preta, também teve alagamento. Até a publicação desta reportagem, não há registro de feridos.

Candidatos que faziam a primeira prova da 2ª fase da Unicamp tiveram que se abrigar no refeitório da Unip Swift, um dos locais de aplicação. A forte chuva e o vento molharam mesas e cadeiras mesmo na parte coberta do local.

E o plano antienchente?

Em nota, a Prefeitura de Campinas afirma que tem um plano para conter as enchentes nas avenidas Princesa d’Oeste (córrego Proença) e Orosimbo Maia (córrego Serafim) e da bacia do Ribeirão Anhumas. Apresentado em março deste ano, o projeto ainda não saiu do papel.

A prefeitura concluiu o Plano de Macrodrenagem e prepara o projeto básico para a licitação e contratação do projeto executivo e respectivas obras. O objetivo é licitar, ao mesmo tempo, o projeto executivo e as obras. Os recursos, no entanto, ainda não estão garantidos.