Fatec Mogi Mirim abre inscrições para Olimpíada de Robótica

Evento terá disputas em circuito de obstáculos e corrida entre robôs autônomos criados por alunos

As inscrições para a primeira Olimpíada Regional de Robótica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim, exclusivamente online, vão até 25 de abril. As provas serão realizadas em equipes. Cada participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, programado para 25 de maio, das 8 às 13 horas. Outras informações estão disponíveis no edital.

A competição tem como objetivo estimular o interesse pela robótica entre estudantes dos Ensinos Médio, Técnico, Profissionalizante e Superior , além de incentivar a criação de projetos multidisciplinares e promover o entrosamento entre os competidores.

Cada equipe inscrita precisa pesquisar, projetar, construir e programar seus próprios robôs usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos. Todos os robôs devem ser móveis e autônomos (capazes de navegar pelo ambiente sem interferência humana), não sendo permitida a alimentação de energia por meio de cabos.

Segundo o professor do curso de Mecatrônica Industrial da Fatec Mogi Mirim, Eliandro Rezende da Silva, a criação do robô deve contar com o apoio de um educador. “A dica para quem deseja participar da olimpíada é buscar um orientador para ter informações quanto ao uso da plataforma Arduíno, de forma que que a ferramenta possa ser usada com sucesso”, explica.

A competição tem dois tipos de modalidades: circuito de obstáculos, com desafios que devem ser cumpridos pelo robô, e prova de arrancada, uma corrida em linha reta entre dois robôs. As equipes inscritas serão enquadradas nas categorias Nível 1 (formadas por alunos dos Ensinos Médio, Técnico e Profissionalizante) e Nível 2 (Ensino Superior).

Segundo Silva, o evento é inspirado na Olimpíada Brasileira de Robótica e busca integrar alunos de diferentes cursos da Fatec. “Esse tipo de competição chama a atenção para o trabalho que está sendo promovido pela faculdade e para as diversas possibilidades de interdisciplinaridade presentes no desenvolvimento de um projeto como esse”, afirma o professor.

Acompanhe as novidades da olimpíada pela página da competição no Facebook.

Olimpíada Regional de Robótica da Fatec Mogi Mirim
Endereço: Rua Ariovaldo Silveira Franco, 567 – Jardim 31 de Março
Data do evento: 25 de maio
Horário: 8 às 13 horas
Inscrições: online até 25 de abril, com envio de material descrito no edital para o email simposio@fatecmm.edu.br

Voltada a diferentes níveis de ensino, competição tem prazo de inscrição até 25 de abril

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos
nos cursos de graduação tecnológica.

 

Comentários